Menu

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Celebrando o Mês de Invincible - parte 2: Cancções de Amor Perdido


Celebrando Invincible parte 2
 
 
 
 
 





Canções de Amor Perdido

  

Posta por Willa e Joie, em 13 de outubro de 2011
Traduzido por Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music
 

Willa: Há algumas semanas, Pamela visitou o nosso blog e postou o seguinte comentário:

Eu acho que sempre que Michael escreveu uma música sobre uma mulher, a mulher era nós, os fãs. Acho que ele entendia o caso de amor que tínhamos um pelo outro (os fãs e Michael)... Eu senti que ele olhou para nós, os fãs, como uma relação única, e isso foi a inspiração dele. Se você seguir as músicas dele, de acordo com os principais acontecimentos da vida dele, você pode ver que os sentimentos sobre os quais ele escreve são como ele acha que os fãs estão se sentindo sobre ele durante esse tempo.
Eu pensei que isso lindamente expressa uma ideia, Joie, e eu senti também: que as músicas de amor de Michael Jackson podem ser interpretadas como um romance com uma mulher ou, mais metaforicamente, como descrevendo esse “caso de amor” em curso entre ele e o público dele.
Visto dessa forma, parece significativo que Invincible tenha tantas músicas de amor não correspondido ou desgastado. Desde “Heartbreaker” e “Invincible”, na estrondosa trilogia de abertura, com as histórias dela sobre mulheres de coração frio, que não se importam com ele ou não lhe dão uma chance; à letra de “Don’t Walk Away” e “Whatever Happens” e as pungentes descrições delas sobre um caso de amor com problemas e em declínio, Invincible é preenchido com canções de amor não realizado. 

Joie: Willa, você sabe, antes de ler M Poetica, eu nunca passei muito tempo pensando sobre as canções de amor, em termos de relação de Michael com o público dele. Quero dizer, sempre foi apenas uma espécie de lá, abaixo da superfície. Mas eu realmente nunca pensei sobre isso em profundidade antes de você e eu começarmos a discutir o trabalho dele de uma forma séria. E agora que eu tenho vindo a focar mais nisso, é incrível para mim como isso é evidente para você.
Por exemplo, ouvir a “Don’t Walk Away”, essas letras em particular, realmente me parece tão significativas quando essa canção é vista através dessa lente de Michael e o público dele:
 

Não vá embora
Veja, eu simplesmente não consigo encontrar a coisa certa a dizer
Eu tentei, mas toda a minha dor fica no caminho
Diga-me o que eu tenho que faze, então você ficará
Devo ficar de joelhos e rezar: 


‘Cause the pain gets stronger every day
Como posso parar de te perder
E como eu posso começar a ficar
Quando não há mais nada a fazer, além de ir embora
Eu fecho meus olhos
Só para tentar ver seu sorriso mais uma vez
Mas tem sido assim por muito tempo, agora tudo que eu faço é chorar
Não podemos encontrar um pouco de amor para tirar isso
Porque a dor fica mais forte a cada dia 

É como se ele estivesse implorando a nós – o público – para dizer-lhe como corrigi-lo. Ele não está a nos perguntar o que deu errado, ele está bem ciente dos problemas que este relacionamento tem enfrentado ao longo dos anos. Mas ele não quer deixá-lo morrer. Essa relação é muito importante para ele e ele está disposto a trabalhar com ele: “Você não pode ver, eu não quero ir embora”, ele canta. Ele só precisa saber como. Ele não pode descobrir isso, ele está nos pedindo. “Como posso parar de perder você?” 

Willa: Oh céus, Joie, esses versos são tão comovente para mim, especialmente esse último verso: “Porque a dor fica mais forte a cada dia”. E para mim não é uma decisão de se “ele fala sobre um romance” 'ou “ele está falando sobre a audiência dele” – são ambos, simultaneamente. Isso funciona como a história de um caso de amor, que está desmaecendo, com uma mulher, e como o problemático “caso de amor” que, como Pamela descreveu, ele teve conosco, a audiência dele.
E quando ele passa a cantar: “Como eu posso entender... Por que todos os meus sonhos foram quebrados?” Eu não posso deixar de pensar as consequências de as alegações de 1993 e como foi devastador, tanto para ele pessoalmente, quanto em termos de relacionamento com o público. Eu imagino que houve muitas vezes em que ele sentiu que as coisas tinham se tornado tão ruins, que realmente não havia “nada a fazer a não ser ir embora”. Mas ele não foi. Ele continuou tentando fazer dar certo.
 
Joie: Isso realmente é de cortar o coração! E o que torna isso tão doloroso em minha mente é estes veros: “Eu fecho meus olhos / Apenas para tentar e ver você sorrir mais uma vez / Mas tem sido assim por muito tempo, agora tudo que eu faço é chorar.” Isso me parte em pedaços. Quantas vezes ouvimos dizer que ele só queria fazer as pessoas felizes? Que ele gostava de ser capaz de colocar um sorriso no rosto de alguém com a música dele?
Era do que se tratava para ele: fazer-nos felizes. Mas em algum lugar ao longo do caminho, ele nos perdeu; e ele está reconhecendo isso e ele quer corrigir isso. Mas ele só não sabe como. É como se ele não entendesse o que nós queremos dele. O que ele tem que fazer para que o público o ame novamente?
De partir o coração. Especialmente porque o público para quem ele está cantando – ou, pelo menos, os que ainda estão prestando atenção – já estão firmemente ao lado dele. Nós nunca o deixamos, nós nunca paramos de amá-lo.
Mas essa música não é realmente direcionada para nós: os fãs. O público-alvo é composto de outros – os que caíram fora quando as coisas ficaram desconfortáveis ​​(eles sabem quem são), aqueles que, ansiosamente, participaram de todo o linchamento que aconteceu (a mídia), e aqueles que embarcaram, porque isso lhes dava uma risada ou duas (comediantes de fim de noite, talk shows, et.c.).
Essas são as pessoas para quem ele está realmente cantando nessa canção. E, como sempre, com o público em geral, os apelos dele caíram em ouvidos surdos. Ninguém ouviu os gritos dele, além de nós, os fãs. 

Willa: É de partir o coração, e, Joie, eu acho que o que você acabou de dizer é tão importante. Na verdade, eu acho que você colocou o dedo sobre um tema crucial desse álbum. Eu estava ouvindo todas as músicas de amor perdido, em Invincible, nesta tarde e fiquei realmente impressionada com este tema recorrente com o qual ele é inarticulado – ou incapaz de falar em tudo, ou falar de uma maneira que vai fazer a diferença.

Em cada uma dessas músicas, há um mal-entendido ou alguma outra barreira que está separando o casal ou impedindo-os de se conectar. Ele quer desesperadamente “derrubar estas paredes”, de modo que ela vai ver a verdade e eles vão estar unidos, mas ou ele não pode falar ou ele não consegue encontrar as palavras certas para que ela o escute. A canção título, “Invincible”, começa com estes versos:

Se eu pudesse demolir estas paredes que nos mantêm separados
Eu sei que eu poderia alcançar seu coração e nosso amor perfeito começaria.

Mas ou ele não está se expressando de uma forma que ela possa entendê-lo ou ela simplesmente não escuta:

Agora, muitas vezes, eu tenho dito a você todas as coisas que eu faria
Mas eu não consigo passar, não importa o quanto eu tente

Como ele nos diz, repetidamente, no refrão: “Mesmo quando eu mendigar e implorar, ela é invencível” – que se assemelha perfeitamente com o que você disse: “como sempre, com o público em geral, os apelos dele caíram em ouvidos surdos”.

Vemos uma situação semelhante em “Butterflies”. Ele está tentando cortejar uma mulher, mas ele não pode falar, e ela não está ouvindo de qualquer forma. A música começa com os seguintes versos:
 

Tudo o que você precisa fazer é ir embora e passar por mim
Não reconhecer o meu sorriso quando eu tento dizer Olá para você
E tudo que você tem que fazer é não responder às minhas chamadas
Quando eu estou tentando passar
Mantenha-me perguntando por que, quando tudo o que eu posso fazer é suspirar 

Então, novamente, ele não pode comunicar os pensamentos e sentimentos dele com ela – “tudo o que posso fazer é suspirar”. Como citado anteriormente, “Don’t Walk Away” começa com estes veros:
 

Não vá embora
Veja, eu simplesmente não consigo encontrar a coisa certa a dizer
Eu tentei, mas toda a minha dor fica no caminho
Diga-me o que eu tenho que fazer, então, você ficará
Devo ficar de joelhos e rezar? 

Desta vez, ele pode falar, mas não de uma maneira que ela entende – “Eu simplesmente não consigo encontrar a coisa certa a dizer” – assim, em vez disso, ele reza em silêncio.
Ele repete esta ideia em “Whatever Happens”, uma canção realmente linda que eu adoro. (Eu toquei essa canção mais e mais ao escrever M Poetica. Escrever esse livro me levou a alguns lugares muito escuros e desconfortáveis, e essa música me ajudou a passar por isso. Eu apenas continuei tocando esse coro maravilhoso – “Aconteça o que acontecer, não saia da minha mão” – e ele canta tão bem).
 “Aconteça o que acontecer" conta a história de um casal que está sendo dilacerado por circunstâncias difíceis na vida dele, e mais uma vez as palavras faladas são ineficazes. Tudo o que ele pode fazer é rezar – em outras palavras, falar com um poder maior já que ele não consegue falar com ela – e espera que ela, de alguma forma, receba a mensagem dessa forma. 

Tudo ficará bem, ele garante a ela
Mas ela não ouve uma palavra do que ele diz
Preocupada, ela está com medo. . .
Ele não sabe o que dizer, então ele reza
Aconteça o que acontecer, não sai da minha mão 

Mais e mais nessas canções, vemos essa mesma situação em que o protagonista não consegue se conectar com a mulher que ele ama, porque ele não pode falar, e ela não pode ouvi-lo – o que é exatamente como você descreveu o relacionamento dele com o público àquela época. Ele “não pode encontrar a coisa certa a dizer” e “ela não ouve uma palavra que ele diz”. É bastante irônico, porque ele é um compositor incrível e não é desarticulado de jeito nenhum. Na verdade, ele é muito eloquente na descrição da falta de articulação dele. No entanto, não importa o quão eloquente ele é se o público dele não vai ouvi-lo, ou interpreta mal tudo o que ele diz.
E então, em meio a essas canções de sofrimento mudo, há “Speechless”, uma bela expressão de amor e alegria. A música inteira é sobre a incapacidade dele de falar – como o título diz, ele está “sem palavras” – mas é completamente diferente desta vez. Ele fala com alegria. E mesmo que ele não possa falar, ela o entende e o ama de qualquer maneira. 

Joie: Willa, estou chocada! Até esta conversa eu nunca prestei atenção ao fato de que muitas canções sobre este álbum incrível se encaixam nesta fórmula de histórias paralelas – um homem e a amante dele / Michael e a audiência dele. Ou que tem este tema recorrente de não ser capaz de se comunicar com a pessoa que ele ama (ou se conectar com o público alvo dele). Agora eu tenho que voltar e ouvir tudo de novo com novos ouvidos!
Mas eu amo o que você disse sobre “Speechless” e eu acho que a razão de a incapacidade dele em se comunicar soar diferente aqui é porque, mais uma vez, o público-alvo é diferente. Primeiro de tudo, eu acredito firmemente que essa música não é sobre um romance, mas sobre o que de mais precioso havia na vida de Michael: os filhos dele. Então, essa é a primeira história aqui.

Mas a história paralela, metafórica, é que ele está cantando para um público muito específico. Esse grupo especial de pessoas que estavam com ele durante os altos e baixos; os milhões de pessoas cujo amor e apoio a ele nunca vacilou, mesmo quando as coisas ficaram feias. Ele está falando com os fãs aqui e ele está tão comovido com a profundidade do amor deles que ele não pode falar. Essa é a razão pela qual ela o entende de qualquer maneira – porque ela (os fãs) realmente o ama incondicionalmente, e sempre tem amado. Ela entende o que ele está sentindo, embora ele não possa colocar em palavras. 

Willa: Você sabe, quando você disse que sentia que “Speechless” era sobre os filhos dele, isso me fez lembrar-se de algo que Randy Taraborrelli escreveu na biografia dele. Ele estava fazendo uma entrevista por telefone, eu acredito, e Michael Jackson disse a ele que “Speechless” veio a ele enquanto brincava com um grupo de crianças. E, claro, as crianças são muito mais receptivas que os adultos. Elas não precisam ter tudo explicado a elas em palavras – um abraço funciona tão bem. Assim, tematicamente, isso encaixa também.

Joie: Bem, eu estou amando esta celebração todo mês de Invincible e espero que todo mundo também esteja. Na próxima semana, vamos falar sobre o alcance vocal de Michael Jackson e o fato de que a ele não é, muitas vezes, dado o crédito que ele merece por ser um vocalista realmente talentoso – algo que o álbum Invincible destaca perfeitamente!

 


 

0 comentários:

Postar um comentário