Menu

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Homem Negro Que Ficou Branco

Michael Jackson Não Foi O Primeiro Artista Negro A Perder A Pigmentação Da Pele Dele Devido Ao Vitiligo!

Traduzido por Daniela Ferreira


 
Um leitor deste blog recentemente me alertou para o fato de que Michael Jackson não foi a primeiro cantor e dançarino profissional a ter perder todo a pigmentação da pele devido ao vitiligo! Em novembro de 1978, a revista Ebony publicou uma história chamada "O Homem Que Ficou Branco" (página 165), que é sobre Arthur Wright, um artista incrível cujo currículo inclui performances com a  Leon Destine Company de Dançarinos Haitinaos, The Negaer Theater Dance,o Broadway, e inúmeras turnês internacionais.
Em novembro de 1961, Wright começou a notar que estava perdendo a pigmentação em várias partes de seu corpo, e como muitos pacientes de vitiligo, ele começou a perder  auto-estima e a auto-confiança, quando  a doença progrediu gradualmente em todo o seu corpo. Ele tentou até mesmo maquiar até a sua pele, mas aquele remédio não durou muito tempo. Depois de 8 longos e agonizantes anos usando loções numerosas, cremes e comprimidos para atenuar a doença, e 8 anos sendo insultado, chamado de "freak", e perder amigos e amantes após a "descoberta" e rejeitado por eles, ele finalmente decidiu submeter-se a despigmentação, a fim de nivelar o seu tom de pele uma vez por todas. Sob os cuidados de um dermatologista, o processo levou 3 anos, mas quando foi concluído, ele sentiu como se um macaco tivesse sido tirado de seus ombros. Ele estava finalmente livre! Não era mais encarado, não havia mais provocações, e não mais vivia com medo! Ele foi libertado de sua prisão auto-imposta!
O leitor que me enviou o link leu o artigo quando foi publicado epla primeira vez, em 1978, mas não foi capaz de encontrá-lo ate´recentemente, quando ela fez uma pesquisa no google e encontrou este artigo nos aqrquivos do Goolgle. O trabalho de detetive dela foi excelente! Obrigado a ela pela contribuição.
Inicialmente eu pensei qm incluir em uma nova série que estou trabalhando, mas em vez disso eu farei um post inteiro sobre isso, como esse artigo bombástico é certamente ótimo para isso. Ei incluirei outras vítimas de vitiligo que você talvez não conheça. Então, aqui está o artigo em sua integralidade! Com a transcrição logo em seguida:









O HOMEM QUE FICOU BRANCO

Doença incurável muda a pele e a vida de um dançarino

Por Ron Harris

Há cinco anos, Arthur Wright sentou-se calmamente na escuridão de um teatro de Nova York, enquanto  em torno dele os espectadores riram em voz alta da comédia de sucesso "Watermelon Man", uma hilariante compedia sobre as provações e atribulações de um homem negro que desperta uma manha e descobre que a pele dele, durante a noite, tornou-se branca.
Para o espectador casual, tal esquisitice poderia concebivelmente ter o seu lado humorístico. Wright, no entanto, não riu. Lágrimas escorriam pelo seu rosto melancólico enquanto ele chorava baixinho na escuridão, despercebido pela platéia entusiasmada em torno dele.
Para Wright, a história na tela foi mais do que fantasia, mais que uma situação absurda. Para ele, era uma realidade dura, angustiante. Para Arthur Wright, ele era o homem na tela:  um homem negro que acordou uma manhã para descobrir que sua pele estava ficando branca.
No auge de uma carreira promissora, que incluiu uma passagem estendida com a Jean Leon Destine Company of Haitian Dancers, trabalhar com o Niger Dance Threater, performances antes de o presidente Kennedy ir para a Casa Branca, um musical da Broadway, e turnês de dança pela Europa e Ásia, Wright despertou uma manhã para descobrir que ele havia se tornado uma vítima de vitiligo, uma doença de pele que rouba a cor da pele. Calmamente, e sem dor, a doença tinha começado o seu dano; manchas brancas apareceram em sua pele marrom. Wright estava atordoado. Ele não podia imaginar o que estava acontecendo com ele. Ele não tinha idéia de como sua vida seria mudada para sempre.
Vitiligo atinge de 1 a 2 por cento da população americana, começando geralmente como uma mancha branca nas mãos ou  no rosto e progredindo gradualmente por todo o corpo. Dermatologistas dizem que não sabem a causa ou a cura. Vitiligo tem sido estudada por pesquisadores há cerca de 40 anos. Médicos chegam a ligar o cabelo prematuramente cinza à doença. A doença é indolor, não afeta outras partes do corpo e não é contagiosa. Fisiologicamente seu dano é mínimo, não há efeitos incapacitantes, nem é uma ameaça à vida. Psicologicamente, porém, é devastador, especialmente para pacientes negros.
Um indivíduo saudável descobre que durante a noite ele ou ela foi transformada em uma anormalidade social, uma manchada "aberração" em uma sociedade altamente cor-consciente, onde a aparência física pode significar a diferença entre um bom trabalho ou a linha de desemprego, a aceitação social ou da alienação , companhia ou solidão. Para Wright, um dançarino, cantor e entertainer no auge de uma carreira teatral promissora teatral, a experiência foi traumática. No teatro, a aparência física é tão importante, se não muitas vezes mais, do que talento. Muitos outrora  talentos famosos,  escorregaram para o reino dos esquecidos quando a preciosa boa aparência começou a desvanecer-se.
Era a noite de 22 de novembro de 1961, cinco dias após o encerramento do musical da Broadway "Kwamina", que Wright havia feito, que a doença o atingiu. Wright, então com 34 anos,  tinha se recolhido ao seu apartamento no Brooklyn,  para escolher  entre novas perspectivas de emprego e considerar a ideia de aulas de interpretação. "Foi uma manhã de quinta-feira" Wright lembra, olhando fixamente para uma mesa de tampo de mármore em seu apartamento em Manhattan enquanto lentamente vasculha sua memória em busca de detalhes daquele dia desastroso ". Toda eu tinha ficado em casa tentando descansar e decidir o que  fazer a seguir. Eu fui ao banheiro fazer a barba, e quando eu acendi a luz, vi que toda a área onde faço a barba tinha ficado completamente branca. Eu  mirava o espelho. Eu não podia acreditar no que vi. Finalmente, eu apaguei as luzes e fiquei momentaneamente na semi-escuridão. Então eu cai no chão e gemia e chorava. "
"Eu não podia acreditar que aquilo estava acontecendo comigo. Aqui eu era uma dançarino em perfeita saúde e isso acontece. Por que eu? "Bem, eu imediatamente me tornei um eremita. Eu não saia de casa por mais de uma semana. Finalmente eu percebi que eu teria que sair da casa, se eu estava indo para o trabalho, mas como eu poderia enfrentar as pessoas estando do jeito que esu estava? Meu companheiro de quarto sugeriu que eu tentasse usar maquiagem para cobrir as manchas brancas. Estando no teatro, eu estava familiarizado com a aplicação de maquiagem. Eu fiquei no banheiro por quase uma hora para  colocá-lo , certificando-me de cada detalhe estava perfeito antes de eu ir sair. Lembro-me nitidamente andando pela rua até a esquina e olhando para uma janela da loja. Como eu era chocante. No banheiro do meu apartamento a maquiagem parecia  a mesma cor que o meu rosto. Mas à luz do sol era uma cor diferente da minha pele. Eu parecia um palhaço. Corri de volta para o meu apartamento e chorei. "
O que se seguiu desde aquele dia inesquecível foram oito anos de sofrimento, diz Wright,  e oito anos de sendo ridicularizado, comentado e destacado na multidão. Foram anos de aplicar maquiagem facial diária. Eventualmente, quando a doença se espalhou para o peito, coxas, braços e pernas, a maquiagem tinha que ser aplicada em todo o corpo de Wright, antes que ele aparecesse no palco. Enquanto isso, ele consultou oito dermatologistas em Nova York, Chicago e Washington, e até mesmo na Europa. Cada um ofereceu uma cura diferente. Nenhuma funcionou. Havia inúmeros comprimidos, loções, cremes e bálsamos, que supostamente iria restaurar a pele de Wright a sua outrora rica cor marrom. Nenhuma funcionou. Houve uma profunda depressão e dependência de barbitúricos (calmantes),  resultados de uma cura prescrita por um dermatologista. Houve a perda de amigos, a perda de amantes, e  havia medo - medo de que a máscara de maquiagem que ele tão diligentemente aplicava a cada manhã seria descoberta, sua condição revelada, e a rejeição que geralmente seguia ao desmascaramento repetido.
Para escapar dos olhares e comentários cruéis, Wright, originário da pequena cidade de Elizabeth, LA., Mergulhou-se em seu trabalho. "Eu tive que trabalhar", diz ele, seus olhos castanhos cor de avelã pedindo a compreensão de sua situação. "Eu sabia que, enquanto minha mente estava ocupada eu não iria me debruçar sobre a doença e o que estava fazendo ao meu corpo. O trabalho se tornou uma obsessão. “Eu estava em cada dia para audição de peças. "Trabalho veio na forma de uma turnê de um ano na Europa, onde foi anunciado como  “The Colored  Recording Star From  América ", embora nunca tivesse estabelecido uma faixa de solo individual. Isso também incluiu trabalho de  boate em Chicago.
Mas mesmo trabalho, incluindo postos de trabalho como um caixeiro de correio em uma loja de departamentos de Nova York e com o Serviço Postal dos EUA, não foi suficiente para apagar o sofrimento que Wright sentia por causa de sua aflição. Em 1969, após oito anos de esperança de que alguma nova descoberta médica traria de volta a sua cor, ele se cansou de ser nem totalmente preto, nem branco e foi para Washington para ver o Dr. Robert Stolar, um dermatologista de renome. Sob os cuidados de Dr. Stolar, ele sofreu despigmentação, um processo de remoção de cor da pele através da aplicação de um creme especial. Dr. Stolar prescreveu o tratamento para mais de 50 negros aflitos com a doença..
Levou cinco anos para que o processo fosse concluído, mas Wright parou de usar maquiagem depois de apenas três meses, quando seu rosto ficou todo branco. "Eu estava tão feliz de não usar outra máscara de maquiagem que eu não sabia o que fazer", diz ele, apertando as mãos em um momento de júbilo. "Você não tem ideia do alívio que foi. Eu estava tão feliz por estar livre da prisão. Tinha-se tornado uma rotina que era tão natural como respirar, como escovar os dentes ou pentear o meu cabelo. Todos os dias quando eu ia para o banheiro para o ritual, que era como estar na frente de um espelho atrás de outra pessoa, fazendo com que a pessoa viesse para trás e eu me sobreposse. Você vê, sem a maquiagem, eu não era eu. Eu tinha de reconhecer meu próprio rosto antes que eu pudesse sair, e essa pessoa com todos aqueles manchas, não era eu. "
A batalha de Wright com o vitiligo misterioso não apenas mudou o exterior dele, mas também a atitude dele sobre  muitas coisas, sobre a própria vida. Por quase 12 anos após o início da doença atingiu, ele não poderia falar sobre sua condição. Hoje, ele fala dela livremente. Ele até escreveu um livro sobre sua experiência intitulada "Color Me White". Ele ainda tem de encontrar uma editora e considerou a publicação do manuscrito na Europa, juntamente com um segundo livro de poemas que ele escreveu ao se submeter a despigmentação em Washington. Desde que se mudou de volta para Nova York, Wright passou a maior parte do seu tempo pintando e trabalhando em seu livro de poemas. Duas de suas obras mais recentes, um resumo um e outro um auto-retrato, estão entre as inúmeras pinturas brasileiras, africanas o e afro-americanas que cobrem as paredes de seu apartamento. "Comecei a pintar quando eu estava em Washington para passar o tempo, mas eu realmente começei a entrar nela", diz ele. "Eu acho a concentração necessária para pintar muito relaxante." Ele também começou a reviver sua carreira de cantor.
"Eu escrevi uma série de músicas e também tenho alguns novos arranjos de baladas que eu estou formando'', diz ele. "Eu nunca vou ser capaz de dançar como eu dançava, mas eu ainda tenho a minha voz." Wright diz que ele não é mais o foco de olhares e comentários maliciosos, embora ele admita, "Eu tenho a estranha aparência de orientais. Mas eu não sou auto-consciente sobre isso. Agora, se alguém me encara, não me incomoda,  porque eu sei que não é por causa das manchas, ou porque eu estou usando maquiagem. "
Depois de cerca de 17 anos de "estar em uma prisão", Wright retomou sua vida ativa. Ele não tem tantos amigos como ele fez em 1961, mas agora é por opção. "Meus velhos amigos que ficaram ao meu lado ainda estão aqui, e há alguns novos amigos, mas a minha abordagem a pessoas mudou. Estou animado com o meu novo eu e eu estou ansioso por conhecer novas pessoas, mas desta vez, as relações serão muito mais profundas por causa da minha maturidade.
"De alguma forma eu sabia que essa coisa toda aconteceu por uma razão", diz ele suavemente, "e que era para me fazer uma pessoa melhor. Esta experiência me fez muito mais compassivo. Eu sofri muito por causa da condição da pele. Quer dizer, eu sofria. Eu era uma pessoa muito extrovertida quando isso aconteceu, sempre em movimento, fazendo  coisas e amando as pessoas. Mas depois dessa eu me tornei esse tipo de eremita. Eu perdi um monte de amigos e issso machuca. Eu estava com medo de pessoas, com medo de ser rejeitado. Eu não tinha vida sexual, por anos,  e muito pouco quando eu comecei a voltar. Eu fugia de todos que mostravam algum interesse em mim. Eu não queria ser rejeitado, e eu não poderia saber se eles aceitariam-me com essas manchas por todo o meu corpo.
"Eu conheci pessoas e elas não quiseram apertar minha mão por causa das manchas. Eu era uma aberração. Quando eu andava no metrô as pessoas riam e apontavam para mim, porque quando minha maquiagem saia dos meus lábios eles ficavam cor de rosa e lá estava eu ​​com essa tez escura e lábios cor de rosa. Descobri que um monte de gente que eu achava que eram meus amigos eram apenas pessoas falsas, e eu comecei a me livrar de todas as pessoas falsas ao meu redor.
Um monte de gente me decepcionou porque  esles estavam em uma categoria que eu não pensava que elas estivessem. A coisa toda me fez perder a fé nas pessoas e desconfiar delas. Isto realmente me fez ver a estupidez de uma pessoa comum quando  lida com outras pessoas, como eles ferem as pessoas inconscientemente. O impacto de tudo isso foi doloroso. Eu estava irritado e, às vezes, eu ficava com raiva. Agora eu sei que é como ter só uma perna ou um braço, e eu aprendi sobre isso quando eu tinha um corpo perfeitamente saudável. Aprendi que é o interior, o que está dentro, o que importa. Devido a essa lição, neste momento tenho o maior paz interior que eu já tive na minha vida. Após oito anos de agitação interna e ridículo de fora Estou em paz comigo mesmo, e que significa muitíssimo para mim.

Fonte: vindicatemj.wordpress.com/
Créditos a David Edwards

Conheça outras vítimas do vitiligo e do preconceito:






0 comentários:

Postar um comentário