Menu

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Livro Criador de Sonhos-Primeiro Capítulo Criando de "Neverland Valley Park" de Michael Jackson - Continuação III


Norma Staikos fez acordos prévios para um jantar de comemoração especial em Neverland na véspera de Halloween, que incluiria, além de Michael, Robert Hall e Bob Boyle com Chance Rides, o artista David Nordahl, e, claro, eu mesmo. Robert Hall foi reconhecido por Norma e Michael como o "convidado de honra” pelos extraordinários esforços dele na concepção e finalização dos sessenta animais personalizados selecionados por Michael para o novo carrossel.

Foi no final do dia, quando alguns de nós nos reunimos na sala de estar antes do jantar , que Michael caminhou em torno de um canto e para a sala, diretamente em minha direção. Vestido no estilo tradicional dele, enquanto em casa, ele estava usando uma camisa de manga comprida vermelha, calça preta, meias brancas e sapatos pretos. Ele estacou na minha frente e proclamou com um olhar muito sério no rosto: “Rob, eu tenho sido mau!” Desnecessário dizer que eu fui pego totalmente de surpresa.
“Como assim, Michael?” Eu perguntei com um tom confuso.

Mantendo uma expressão estoica, ele começou a relatar uma experiência sobre a noite anterior, iniciada por ele mesmo, que incluía David Nordahl como seu co-conspirador. Todos ali sabiam que nós tínhamos, intencionalmente, impedido Michael de ver os animais do carrossel, deixando-os armazenados em nosso trailer de entrega. Mesmo durante o dia, se os colocássemos na calçada para identificar onde cada um seria instalado corretamente no carrossel, nós nos certificávamos de que ele estava por perto.

No entanto, na noite mencionada, Michael admitiu que David Nordahl o tinha ajudado a entrar sorrateiramente em nosso trailer, abrir as portas traseiras e rastejar para dentro com lanternas para que ele pudesse obter um vislumbre dos cavalos de carrossel e animais de zoológico dele. Ele riu e eu ri, depois tivemos uma boa risada juntos.
Antes de deixarmos a sala de jantar, Michael me apresentou a minha cópia pessoal da autobiografia dele, Moon Walk, que ele, primeiro, tinha inscrito com uma caneta vermelha, antes de entregá-la a mim, “A Rob Swinson, obrigado por toda sua ajuda, Amor, Michael Jackson”, com a marca registrada dele” Estrela de Desejos” abaixo da assinatura.

Um par de anos mais tarde, Michael iria escrever outra nota pessoal a mim com uma caneta marcadora preta, na parte de trás do catálogo de produtos, com capa dourada, da Chance Rides, onde se lê:




“Para Rob, O Criador dos Sonhos, Amor, Obrigado, Michael Jackson” e acrescentou a “Estrela de Desejos” dele.


Infelizmente, esse catálogo de produtos, com a capa dourada, da Rides Chance, Inc., pessoalmente assinado e que me foi dado por Michael Jackson em Neverland Valley Ranch, em maio 1992, foi furtado de minha propriedade pessoal por outro funcionário, depois que eu deixei a Chace Rides, Inc. em junho de 1997. A ausência do catálogo foi descoberta quando do meu retorno à empresa logo depois, para pegar os itens pessoais do meu escritório.


 Algumas das crianças acima é Michael quando garotinho, Janet Jackson e Maculay Culkie. Consegue encontra-los?


Pintura a óleo de 3 pés por 9,5 pés de David Nordahl, “Field of Dreams”, completada em 1993. Reproduzida com permissão de David E. Nordahl.

Todos lá tivemos uma noite muito agradável e um tarde jantar gourmet com Michael. Durante o jantar, uma carta especial e placa decorada com o logotipo “Menino Azul” e uma fada madrinha com a varinha mágica foram apresentados a Michael pelos funcionários da Chance Rides, Inc. (ver página 25). A placa dizia:



Michael Jackson
Neverland Valley
Sonhos são coisas vivas! Eles existem fora do tempo e espaço, mas eles nos ajudam a entender & criar nossos próprios mundos. Quando cuidadosamente alimentados, eles têm a ilimitada capacidade de crescimento e mudança.

Sonhos são generosos, perdoam, são companheiros de longa data. Eles nos impelem a chegar além de nossos melhores esforços, para aproveitar algo maior do que nós mesmos. O mais feliz sentimento que se possa imaginar é quando um sonho abraça a realidade.
Você compartilhou seu sonho conosco e nos levou para o mundo especial de prazer, realização e felicidade dele. Nós também compartilhamos nossos sonhos com você... criar um dos mais belos carrosséis jamais concebidos.
Obrigado por nos permitir realizar nosso sonho e que todos os seus sonhos sejam realizados.
Chace Rides, Inc., 29 de outubro de 1990.

Após o jantar, Michael me levou no “flamejante” carrinho de golfe dele para o carrossel para o nosso passeio inaugural. Nós montamos várias vezes, alternando os animais e rindo como um par de crianças. Os cinegrafistas de Michael foram lá documentar o evento, e alguns dos empregados de Neverland chegaram em trajes para participar da diversão. Foi incrível vê-lo tão à vontade e tão feliz. Mais tarde, à noite, enquanto estávamos conversando na plataforma do carrossel, eu casualmente perguntei a Michael se ele tinha escolhido qualquer animal de zoológico ou cavalo como o favorito. Instantaneamente, Michael começou a correr em torno da plataforma inspecionando várias peças de arte do incrível carrossel até chegar ao cavalo “Butterfly Winged Cherub”, com flores tecidas na crina dele, que o artista da Chance Rides, Robert Hall, o havia projetado, fabricado e pintado como o presente especial dele para Michael – e tinha mantido em segredo durante o jantar! – eu, literalmente, cai para trás quando Michael declarou, em voz alta, com muita alegria na voz, à descoberta dele: “Este!” O entusiasmo dele era contagiante, como uma criança no Natal!

Placa especial, pintada à mão pelos empregados da Chance Rides, Inc. dada a Michael Jackson durante o jantar, em 31 de outubro de 1990. 

Eu sabia que Robert Hall havia passado longas horas na loja dele na fábrica, a qual nós nos referíamos, carinhosamente, como o “Celeiro de Cavalo”, desenvolvimento, no tempo dele, um animal único e muito especial como o presente pessoal dele para Michael. Como mencionado, era um projeto secreto, mas ele compartilhou comigo em ocasiões, enquanto o animal feito por encomenda e esmeradamente decorado tornou-se uma realidade. Fiquei impressionado com a qualidade, beleza e estilo, mas quase todos os nossos animais personalizados caíram na mesma categoria. Robert era verdadeiramente um escultor e artesão profissional, tanto na vida pública quanto privada. De muitas maneiras, a personalidade, criatividade e incrível atenção a detalhes eram alguns dos mesmos traços que eu descobriria em Michael.

Durante anos depois de nossa noite juntos no carrossel, continuei impressionado pela resposta espontânea de Michael e, em seguida, realmente selecionado o animal que deveria ser o presente “secreto” de Robert Hall para Michael. Isso nunca tinha sido mencionado para Michael antes daquele momento! Finalmente, no dia 04 de julho de 2013, David Nordahl me revelou em um e-mail: “Naquela noite (30 de outubro de 1990), Michael era quem tinha uma lanterna e me coagiu a vir com ele para obter uma prévia do fabuloso carrossel. Ele Simplesmente não podia esperar para a inauguração oficial. Isso é por que ele sabia exatamente que cavalo ele amava mais. Michael sempre teve dificuldade em esperar até que um projeto fosse iniciado”.

Depois de vários passeios de carrossel e ficando um pouco tarde, a maioria dos que estavam compartilhando deste momento com a gente começou a partir para a noite. Michael e eu continuamos passeando no carrossel, desfrutando o momento. Perto dali, o trem em miniatura com toda a magnífica nova iluminação personalizada e música estava na pista em plena vista.

“Michael, você gostaria de ir para um passeio de trem?”, eu perguntei, como um a ideia de ultima hora.

Estava ficando um pouco tarde, mas, em seguida, percebi que estávamos no “tempo de Michael”, eu fiquei satisfeito quando ele comentou: “Você acha que estaria, ok, Rob?”

Acho que eu estava morrendo de rir por dentro quando eu assegurei a ele que estaria tudo bem, então lhe lembrei: “Michael, é claro! É o seu trem!”.

Caminhamos até o trem, e lembro-me de ficar um pouco decepcionado quando Michael selecionou um assento no segundo sofá, bem para trás do motor. Eu não pensei muito sobre isso na época, então, virei e gritei para me certificar de que ele estava pronto. Ele sorriu e me deu um polegar para cima. Depois de soprar o apito e badalar o sino de metal, eu bati o acelerador e fomos para o escuro da noite, correndo por todo o vale. O nosso caminho ao longo da faixa era iluminado apenas pelo farol do trem. Eu devo admitir, foi um pouco assustador!

Depois de algum tempo, eu desacelerei o trem até parar e perguntei a ele se queria vir passear na locomotiva ao meu lado. Eu nunca vou esquecer a resposta cautelosa dele: “Você acha que estaria tudo bem?”.

Eu ri e disse: “Sim, é claro que está tudo bem! Michael, é o seu trem!”

Ele subiu no assento comigo, então o_ fomos novamente para a escuridão.

Depois de mais algumas corridas ao longo das trilhas, eu lhe perguntei: “Você quer operar a locomotiva?”

Agora, ele estava ficando muito animado. “Sério? Eu poderia? Estaria tudo bem?”

“Claro que você pode!”, respondi, e desacelerei para outra parada de alguns muitos para básicas instruções. “Só solte o freio de ar aqui e alivie esta alavanca de acelerador para cima. É tudo que precisa.”

Ele seguiu minhas instruções, e era como se ele tivesse oito anos de idade! Ele ria e gritava os sentimentos de grande prazer dele para o ar fresco da noite de luar, agora, enquanto o trenzinho dele corria por todo o vale escuro no rancho Neverland.  Volta a volta, nós passeamos juntos.  Michael pareceu perder toda a noção do tempo, ele estava apenas se divertindo muito.

Então algo aconteceu que eu nunca vou esquecer. Lembro-me de olhar para o meu relógio, vendo que estávamos nos aproximando da meia-noite. Uma linda lua cheia tinha espiado por cima do topo de uma das montanhas, entrando em nossa vista. Michael, sem aviso, de repente, jogou a cabeça para trás e começou a uivar para a lua!  Ele gritou e riu, e olhou para mim. Quase ao mesmo tempo, em sincronia com Michael, eu joguei minha cabeça para trás e comecei a uivar com ele! Dois homens adultos, andando de trem em miniatura, urrando para uma lua cheia! Foi uma experiência incrível, mágica e surpreendente. Ele sabia como se divertir e como aproveitar a vida.
Então, um dos mais memoráveis dos meus momentos com Michael ocorreu em seguida. Ele se virou para mim e definitivamente declarou: “Eu adoro trazer para fora a criança dentro de cada um de nós! Eu vivo para esses momentos, e gostaria que eu pudesse trazer para fora a criança que existe dentro de todos!”

Nós realmente estávamos na mesma sintonia naquela noite e ligados, como amigos íntimos, naquele exato momento enquanto estávamos sentados lá, à luz da lua, envolta pela noite, no novo trem em miniatura, C. P. Huntington, dele.

No final da nossa noite de Halloween juntos, em outubro de 1990, Michael expressou grande alegria e enorme apreço. Ele estava animado porque o antigo desejo dele de possuir esses dois primeiros e tê-los instalados no rancho para os visitantes, especialmente as crianças, tenha sido concluída.

Nosso sucesso combinado e esforços de primeiro tempo no rancho Neverland, mais tarde tornar-se o núcleo de realização de sonho muito especial de infância, o qual, eu acredito, ele raramente compartilhava com outras pessoas, nem falava sobre, abertamente. Quase todos os planos posteriores para o futuro giraram em torno do desenvolvimento e construção de um parque de diversões real em Neverland Valley Ranch para Michael e os hóspedes dele. Ele tinha sempre desejado que esse sonho, que se tornou uma realidade, iria beneficiar e ajudar a inspirar algumas das crianças do mundo, e isso estava, finalmente, vindo à vida.

Michael desapareceu na casa e me acomodei na cama em meu quarto de hóspedes, embora tudo o que eu pudesse pensar naquela noite era estar passeando no trem da Chance Rides com Michael Jackson! Eu nunca tinha tido um cliente tão genuinamente grato pela entrega e instalação de alguns dos nossos espetaculares parques de diversões.

O problema com as rodas de rolamento do trem estava resolvido, e aquele trenzinho carregou milhares de meninos, meninas, famílias, amigos, celebridades e crianças empobrecidas em torno da terra da fantasia de Michael, Neverland Valley, durante muitos anos.

Como o parque de diversões cresceu, e como passeios maiores e mais rápidos chegaram, eu sempre amei aquele trenzinho e o belo carrossel, e sei que Michael, também.

Nós demos nosso melhor para tornar o sonho dele realidade em forma de um especial e divertido lugar divertido, onde ele poderia ser uma criança e compartilhar o sonho dele com crianças de todos os estilos de vida. Era um sonho não só para ele, mas para mim, também.

Cada vez que um novo brinquedo do parque chegava, Michael estava ficava animado como uma criança ganhando uma festa de aniversário surpresa. Antes da entrega de cada brinquedo, ele daria as orientações de onde deveria ser colocado e sabia exatamente o que queria. Cada detalhe que você viu em Neverland estava lá porque Michael pessoalmente queria que estivesse lá. Ele, literalmente, era a alma de Neverland.
Eu acredito que uma das razões por que Michael e eu ficamos tão ligados e apreciamos trabalhar juntos foi o fato de que éramos ambos perfeccionistas. Aquele parque era muito importante para ele, tão importante que até mesmo depois de um dos grandes concertos dele na Europa, o primeiro pensamento dele foi me ligar, às 2 da manhã, o momento dele de saber como alguns dos novos brinquedos estavam chegando.

Aqueles em torno de Michael estavam acostumados com as chamadas dele, de madrugada, querendo ter uma conversa. Norma contou a mim com um olhar de olhar de exaustão como Michael iria acordá-la, no meio da noite, quando ela estava hospedada na fazenda, e perguntar se ela iria encontrá-lo na parte inferior da escada para uma “conversinha”, que nunca foi breve. Michael sempre ligaria no meio da noite, e quando você respondia, ele inocentemente iria perguntar: “Será que eu acordei você?”.

Neverland cresceu constantemente, mas nunca seria concluída nem completar alguns dos sonhos dele. Muitos dos enormes carvalhos encontrados por todo o vale do rancho de Michael foram cheios com milhares de luzes cintilantes brancas. Música da Disney poderia ser ouvida a partir de quase todas as partes do vale. Mesmo que ele tenha alcançado um considerável tamanho ao longo dos anos seguintes, e incluído mais de 18 brinquedos por meados da década de 90, o sonho de Michael não tinha terminado. Ele tinha grandes planos para Neverland, porque já havia consagrado este lugar para as “crianças do mundo” e, especialmente, para as crianças carentes, deficientes e doentes terminais. Realmente era um incrível lugar e se tornou Fantazilandia pessoal de Michael!

Durante o desenvolvimento do parque, Michael realmente testou a fortaleza dos funcionários do município com relação às portarias de zoneamento deles, que, por vezes, retardavam ou restringiam o desenvolvimento desse parque de diversões no quintal dele, mesmo que ele possuísse 2.700 hectares. O brinquedo mais importante que Michael pretendia instalar como um ponto central no projeto de parque de Neverland era uma montanha russa emocionante, mas nós nunca fomos capazes de obter a aprovação do município. Eles tinham sido muito pressionados!

Regularmente, ele convidava ônibus com grande quantidade de crianças, que chegavam, geralmente, às sextas-feiras, a partir do subúrbio de Los Angeles. Como mencionei anteriormente, as crianças que eram muito doentes ou vieram de origens difíceis eram tão especiais para ele, mas todas as crianças eram calorosamente recebidas na fazenda dele para passar um dia lá, ele próprio, às vezes, estando lá para compartilhar a experiência deles. Ele queria que eles se sentissem como crianças e esquecessem qualquer problema que eles tivessem, mesmo que fosse apenas para um dia. Ele sabia sobre a importância de ser uma criança e entendeu o que significa não ter uma infância. Michael adorava ver aquelas crianças desfrutando do parque e jardim zoológico dele e ver os rostos dele se iluminando com alegria pura e excitamento. Isso era recompensa suficiente para ele. Ele era uma pessoa que gostava de ver os outros felizes.

Fui testemunha de Michael acolher as crianças muitos especiais dele n rancho durante uma das minhas visitas. Antes que eu percebesse o que estava acontecendo, ele estava no quintal, rolando na grama com as crianças e, automaticamente, como um camaleão, se tornou uma das crianças ele mesmo.  Foi uma notável, instantânea e quase mágica transição.

Michael estava profundamente empenhado em ajudar qualquer criança, especialmente através da Fundação Make-A -Wish. Recebi uma chamada um dia, de uma senhora em Wichita, cuja filha estava em estado terminal, e perguntou se eu poderia ajudá-la nos preparativos para a filha visitar Neverland. Depois de discutir a chamada com Norma na MJJ Productions, dei a ele as informações necessárias sobre com quem entrar em contato, e isso, então, foi tratado pelos responsáveis ​​que trabalhavam para Michael.

Em outra ocasião, Brick Price, com WonderWorks, me falou sobre Michael sabendo que uma amiga do filho dele, Eammon, estava em estado terminal no hospital e tinha apenas uma semana de vida. Quase imediatamente, o quarto de hospital da menininha foi cheio com flores, bonecas e presentes especiais de Michael. Ele mesmo ligou e conversou com ela por telefone. Ele levantou o espírito dela tanto que a vida dela se prorrogou mais um ano. A família creditou a intervenção o amor e inspiração de Michael como a razão para os preciosos mais alguns meses de vida da filha deles.

Outras pessoas próximas a Michael compartilharam histórias sobre tê-lo testemunhado dar a desconhecidas famílias carentes grandes somas em dinheiro para tentar ajudá-las atravessar situações difíceis.  Michael era uma pessoa tão incrivelmente altruísta e que compartilhava, e fazia tantas coisas maravilhosas em particular, de que o público em geral, nem a mídia, jamais foi ciente. Isso nunca foi feito por a publicidade!

A natureza de Neverland era uma força criativa e curadora por si mesma. Você poderia encontrar sua paz interior apenas por respirar o ar puro, fazer caminhadas, e admirar algumas das centenas de velhos carvalhos que cobrem as montanhas e colinas. À noite, milhares de estrelas brilhavam e você realmente poderia admirar a Via Láctea.  Michael, com entusiasmo, me contava sobre os planos futuros dele para esse lugar, que ele já havia criado de forma tão clara na mente dele, uma vez que estava sendo desenvolvido, e ele descreveu como um lugar que poderia trazer para fora a criança em todos, um lugar de rir e de cura, um lugar perto do céu. Neverland, de fato, era um lugar espiritual sagrado.

Na ocasião, Michael e eu iríamos passear pelo parque em rota para inspecionar uma entrega de brinquedo recente e conferi a atuação com um passeio inaugural, o que era sempre divertido e interessante. Às vezes, Michael, de repente, entrava em uma canção e coreografia enquanto estávamos andando. Meu queixo cairia e uma realidade iria bater na minha cara, me lembrando que: “Uau, era realmente Michael Jackson, o Rei do Pop!”

Um fato importante sobre nosso relacionamento, pelo qual eu sempre tive carinho especial, quando me tornei um dos amigos pessoais de Michael e parceiro no desenvolvimento do sonho de longa data dele, foi nunca colocá-lo em um pedestal – para mim ele apenas Michael sendo Michael! Ele era um indivíduo excepcionalmente talentoso, que amava ler livros (leitor voraz – biblioteca de 10.000 volumes) e foi a pessoa mais incrível, única, carinhosa, que alguém poderia desejar conhecer pessoalmente.

Michael queria ser lembrado, principalmente, como uma pessoa carinhosa e caridosa – não como uma personalidade famosa!

Durante o jantar, uma noite com Norma e alguns outros convidados, Michael realmente me fez rir. Nós estávamos falando sobre a Feira Mundial de Chicago, de 1893, quando Michael se levantou abruptamente, caminhou casualmente por trás das cadeiras, e quando ele chegou ao corredor que levava de volta à biblioteca e quarto principal, ele correu de volta pelo corredor a toda a velocidade, sem saber que ainda podíamos vê-lo! Ele logo voltou carregando uma cópia de um livro sobre a feira de Chicago, colocou em cima da mesa, à minha frente, e começou a folhear as páginas para compartilhar algumas fotos, que eram de má qualidade.

Quando voltei para Wichita, localizei uma cópia original de um livro sobre a mesma feira, e, depois de escrever uma nota pessoal na frente para Michael, eu postei para ele para que ele pudesse adicioná-lo à própria coleção de livros.

Nós compartilhamos muitos momentos memoráveis ​​e conversas durante os anos seguintes. Você era verdadeiramente abençoado por ser uma parte do círculo íntimo e amigos de confiança próximos dele e associados.

Michael e eu, igualmente, partilhávamos o que os outros poucos poderiam realmente entender. Uma coisa acima de tudo Michael e eu descobrimos que tínhamos em comum em nosso relacionamento, que era o PVT: Performance – Veracidade – Confiança. Assim, muitos tentaram, ao que parece, tirar proveito dele ou estavam envolvidos em alguma porção da vida dele, principalmente, para o próprio ganho pessoal. Nunca eu recebi qualquer comissão especial ou bônus da MJJ Productions ou Chance Rides, onde eu era um trabalhador assalariado, por minha participação auxiliando Michael a tornar o  sonho dele  realidade; nem de qualquer outra indústria fabricante de  diversões as quase eu sempre me referia a Michael pelo papel delas em me ajuda a desenvolver o  projeto Neverland Valley dele.

O que se segue (ver página 29) é o inspirador prólogo  “Michael e Norma” copiado da primeira de três revistas de autoria do artista da Chace Rides, Robert Nolan Hall, onde se lê, na página de título interior: “O CARROSSEL  MÁGICO” – pensamentos do Journal de Robert Nolan Hall, 1990” , e foi pessoalmente inscrito para mim com tinta azul na primeira página desse livro diário, capa dura, em uma das capas do rancho Neverland, intitulada NEVERLAND VALLEY e a presenta o logotipo de Michael “Blue Boy in the Moon” na parte superior. (Veja a foto na página 29). E  dentro da primeira página diz: “8-16 – 1991 - Para Rob...  A primeira cópia do diário de Robert N. Hall”, e foi apresentado a mim pelo autor naquela época.




"MICHAEL E NORMA"

Minha convicção de que não há nada maior do que ajudar os outros a encontrar a confirmação deles durante o breve, e, ainda assim, atemporal momento que você compartilhou o seu mundo especial comigo.
A verdadeira magia de Neverland não reside apenas nas coisas belas para ser visto lá, mas irradia do interior, calmo entendimento de que a verdadeira realização da vida é trazer alegria, criar a paz, e reacender a esperança.
Estar envolvido com você deixou tão forte sentimento de que isso tenha acontecido antes.
A inspiração de seu Carrossel e tudo o que você está realizando fez com que minha própria criatividade florescesse novamente como nunca antes.  Obrigado por permitir que eu fosse uma parte disso.
Deve haver magia em tudo que você toca.

Robert Nolan Hall de 3/1









8 de janeiro de 1991
Sr. Rob Swinsom
Chance Rides, Inc.
Caixa Postal: 12320
Winchita, KS 672772328
Querido Rob,
Incluso está o acordo de compra assinado para o Zipper. Eu quero agradecer a você por conseguir esse brinquedo para nós tão rapidamente e tornar possível que Michael o desfrutasse. Eu tenho que lhe dizer que ele adorou. Eu não estive disposta a subir nisso, embora Michael tenha me pedido várias vezes.
Mais uma vez obrigada a você e a Chance Rides, Inc, pelo maravilho serviço que sempre têm oferecido a nós.
Sinceramente,
Norma E. Staikos
Administradora Executiva
MJJ Productions





3 de janeiro de 1992
Sr. Robert E. Swinson
1211, Carlos
Wichita, KS

Muitíssimo obrigado pelos tapetes tecidos à mão que você enviou a Michael e a mim. Eles são realmente muito requintados e coloridos.
Também, Rob, eu retorno a você cheque de 30 dólares, pois nós gostaríamos que você aceitasse “Fantasia” como um presente para você e sua família.
Novamente, obrigado por sua delicadeza, e nós desejamos a você e a Rita um Ano Novo de muita felicidade e alegria.
Saudações,
Norma E. Staikos
Diretora Executiva
MJJ Productions
NES: et
anexo




0 comentários:

Postar um comentário