Menu

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Livro Criador de Sonhos-Primeiro Capítulo Criando de "Neverland Valley Park" de Michael Jackson - Continuação II

Em meados de outubro, o trem estava em nosso caminhão e reboquepronto para a estreia dele como a primeira fase do sonho Neverland de Michael. Ele foi entregue para a fazenda e fixado nos trilhos sob a observação pessoal de Marlon e Miko Brando na ausência de Michael. Todo mundo admirou como os nossos artistas e artesãos tinham incorporado o logotipo "Blue Boy in the Moon" de Michael para o tema do trem. Marlon me informou que ele havia trazido alguns dos membros da família dele até o rancho para um passeio inaugural do trem no dia seguinte. Eu me lembro de pensar que, esparsamente, tudo iria bem!

Naquela noite fui convidado para a casa principal para o jantar. Michael não pôde estar no rancho, mas Marlon Brando e o filho dele Miko, e a filha, Rebecca, estavam lá. Marlon e Miko eram, ambos, amigos íntimos de Michael, e Miko também trabalhou com Michael no estúdio e na turnê. Sinceramente, eu nem lembro o que foi servido, mas eu me lembro de que Marlon e eu compartilhando duas garrafas de um delicioso vinho branco, enquanto visitava conversávamos sobre muitos assuntos diferentes. Entregar-se a qualquer tipo de vinho era uma ocorrência extremamente rara em Neverland, uma vez que Michael raramente desfrutava de qualquer bebida alcoólica, e, quando ele fazia isso, podia ser uma garrafa de vinho branco ou tinto.

Marlon Brando era um dos indivíduos mais curiosos, inteligentes, letrados, eloquente, e à vontade que já tive o privilégio de conhecer, para não mencionar nosso jantar privada e conversa compartilhada na casa de Michael Jackson. Isso de desenvolveu em uma noite cheia com muitas risadas e histórias maravilhosas. Marlon estava sentado à cabeceira da mesa de jantar, eu, à esquerda, e outros convidados, sentados ao redor da mesa, respeitosamente, ouvindo. Eu me recordo com carinho o nosso momento de "ligação" que ocorreu durante aquela noite.














Miko Brando (bem à esquerda) observando a instalação do novo C. P. Huntington, trem em miniatura.


"Rob, eu gostaria de lhe perguntar sobre o novo trem de Michael."
"Claro, Marlon, o que você quer saber?" Eu educadamente respondi.

Conversamos um pouco sobre o C.P. Huntington, depois Marlon se virou abruptamente e se inclinou diretamente para mim para fazer a próxima pergunta: "Que tipo de unidade de sistema tem?”, ele deixou escapar, mais alto que antes.

 Isso me pegou de surpresa, porque este era um problema raramente discutido, mesmo com compradores conhecedores de trem. Michael, com certeza, nunca se preocupou em me perguntar isso.

Marlon estava, obviamente, me perguntando sobre o arranjo da roda de carro da Locomotiva de escala de 1/3, e, após absorver o impacto da pergunta dele, eu respondi:

"Tem um sistema de direção 4-2-4!"
"Mmmmm..." ele fez uma pausa, quase curtindo o silêncio. Depois de muitos segundos ele

Continuou: "Você sabe, eu aposto que Rob e eu somos as únicas duas pessoas nesta mesa que têm a menor ideia do que estamos falando agora!".

Mais estranho silêncio, e, então, ele começou a rir, e eu tentei explicar aos outros caras, embora eles não parecessem estar entendo completamente, nem interessados no tópico. “Há quatro pequenas rodas, duas rodas falsas no meio, e mais quatro pequenas rodas na traseira.”

Essa é uma linguagem comum entre os entusiastas da ferrovia, mas foi surpreendente vindo de Marlon Brando, um dos atores de Hollywood mais talentosos e famosos de todos os tempos!

Foi um momento poderoso para mim, e que eu nunca vou esquecer. Marlon Brando era, como Michael, um ávido leitor e, assim, muito bem informado sobre muitas diferentes coisas. Ele muito apreciava e desfrutado esse tipo de coisa. Ele, assim como Michael, era uma pessoa especial e única, quase um "Homem da Renascença", como eles dizem.

Marlon e todos os outros na mesa pareciam estar ansiosos para irem um passeio no dia seguinte no novo trem de Michael.  Esse foi o mais popular e desejável dos trens em miniatura da indústria de diversões e um dos que poderiam ser encontrados em vários parques temáticos e zoológicos em todo o país, bem como vários locais internacionais. Por volta de 1960, o fundador da empresa, o Sr. Harold Chance, desenvolveu o "C. P. Huntington", quando ele desenvolveu um de escala de um terço em desenho e depois construiu o primeiro baseado na histórica locomotiva de bitola estreito exposta no museu ferroviário em Sacramento, Califórnia. A original locomotiva C.P. Huntington foi usada durante a construção da primeira ferrovia transcontinental do nosso país no final de 1860.

Na manhã seguinte ao nosso delicioso jantar, nós combinamos de nos encontrar onde o trem tinha sodo descarregado, no dia anterior, e colocado em uma instalação de nova bitola de 24 polegadas. Todo mundo correu para um assento em um dos três sofás, com exceção de Marlon, que era um pouco mais lento, devido ao tamanho dele e ao fato de que ele ainda estava usando o chinelo de quarto dele. Subi para locomotiva do trem, e depois de algumas rajadas do apito e alguns sinos tocando, nós estávamos em nosso caminho. O trem lentamente provou o caminho dele para nordeste, até o vale, ao longo do lado norte, local do futuro parque de diversões, passado um velho celeiro vermelho que abrigava alguns dos répteis de estimação de Michael, finalmente atingindo o local original do zoológico perto da extremidade superior do vale.  Lá, um gancho tinha sido instalado a fim de inverter a nossa direção. Voltamos ao longo de uma porção de trilhos viajando até se aproximar do local do futuro parque, onde fomos desviados por um interruptor de pista para o lado oposto do vale através de onde tínhamos começado esse primeiro de muitos passeios exploratórios a ser compartilhado por milhares de futuros hóspedes do rancho. Isso realmente se tornou uma "viagem de trem de descoberta" da qual Michael gostava muito de compartilhar com os hóspedes, de todas as idades, que visitariam durante os próximos anos.

A próxima parte da pista tinha uma longa seção reta onde pudemos pegar velocidade para um pouco de emoção. Eu estava começando a me tornar excessivamente otimista sobre a nossa primeira viagem de trem. A partir desse ponto, o trem passava  na frente da casa, descendo a colina ao longo de um dos dois pequenos lagos da casa, depois, seguiu ao longo da entrada principal pavimentada,  se dirigindo em direção ao mais baixa extremidade do vale, onde outro gancho, que nos permitiria reverter a direção, novamente, retornar a futura estação, de onde partimos, foi instalado.

Eu tive apenas uma sugestão de nervos quando fomos até o vale em direção a casa. Durante algumas de minhas execuções de teste, o trem esbarrou um pouco, enquanto subia uma modesta elevação perto do lago. Minha mente estava correndo com pensamentos de "por favor, trenzinho só desta vez  nos leve para cima daquela colina... por favor !”.   Quando nos aproximamos da parte mais íngreme da inclinação, eu bati o acelerador um pouco, sabendo que o local onde as rodas tinham girado durante um par de anteriormente corridas de testes anteriores. Com certeza o bastante, eu ouvi o som de rodas de aço girando sobre os trilhos de aço e sabia que não ia ser um passeio perfeito. Eu aliviei o acelerador um pouco para trás e esperei que as rodas fossem morder, mas a pista estava demasiadamente úmida de orvalho ou tinha algum resíduo oleoso sobre os novos trilhos.
Nós voltamos várias vezes, e eu forcei o trenzinho para frente sem sucesso. Alguns passageiros ainda saíram do carro e tentaram empurrar. Desenvolveu-se um sentimento gradual de pânico e desespero, para não mencionar o embaraço, e eu, finalmente, joguei um pouco de terra seca na pista e sob as rodas motrizes para que elas finalmente puxassem o conjunto.

Ao voltar para o nosso local de partida, todos os passageiros começaram a sair dos assentos deles, mas Marlon ficou preso. Os sofás trem foram projetados principalmente para crianças e adultos de tamanho médio. No entanto, Marlon certamente não era um homem de tamanho médio naquela época da vida dele. Ele levantou e lutou. Quando eu observei a perna e pé esquerdo dele e chinelo longe no ar, corri para ajudar, colocando o pé dele em cima de um trilho de fora, perto do soalho do sofá. Eu ajudei a tirá-lo, nós dois rindo da ironia de tudo isso.

Mais tarde naquele mês, eu estava de volta no rancho com vários empregados do Chance, o que incluía o instalador de ride, Bob Boyle, e nosso incrível artista interno, Robert Nolan Hall. Às vezes, eu passaria de uma a duas semanas em Neverland, em um dos quatro quartos de hóspedes próximos à casa principal enquanto visitando ou trabalhando. Naquela viagem, eu estava lá para fiscalizar a instalação do Grande Carrossel de 15 metros. Durante a minha breve ausência, Brad Sundberg instalou centenas de fiação escondida nos sofás do trem no C.P. Huntington, cobriu-os com pequenas luzes brancas e desenvolveu um estado de sistema de som de arte com música saindo dos inúmeros alto-falantes – tudo por especificações de Michael. A música (sempre clássica de Michael) tocada por toda a parte e,  à noite, o trem parecia uma árvore de Natal de 150 pés nos trilhos, brilhando com luzes, e bela música à deriva no ar da noite! Eu tenho visto, construído,guiado, vendido, e instalado um monte de trens em miniaturas na minha vida, mas esse era fantástico.  Parecia que ele tinha simplesmente pulado para fora de um livro de história infantil!
























“The Storyteller” de David Nordahl – entregue em outubro de 1990 e pendurado no hall de entrada. Reproduzida com permissão de David E. Nordahl.


Durante os últimos dias de outubro, o pessoal da Chance criou e montou o carrossel de Michael em um elevado local com uma rampa para os visitantes deficientes, que os trabalhadores na terraplanagem tinham construído por nossas especificações antes de o trem se entregue pela fábrica.
























David E. Nordahl, Artista


No último dia de outubro, duas carruagens e todos os sessenta animais e cavalos foram finalmente instalados. Eles trabalharam todos os dias e até tarde da noite, completando a instalação na véspera de Hallowen. O time geral de trabalhadores na terraplanagem terminou alguns dos trabalhos de localização, Brad tinha o sistema de som dele agitando, e tudo estava pronto. Nenhum de nós jamais tinha visto tal atenção a detalhes, tão lindos animais. Robert Hall tinha virado noites criando algo tão lindo, e era fácil de ver por que Robert o tinha denominado como “O Mágico Carrossel” para Michael.


 “Playmates For A Lonely Child” de David Nordahl, 1989. Pintura original que está pendurada na sala de jantar de Michael Jackson em Neverland Valley Ranch em uma parede diretamente atrás do “Rei do Pop” quando estávamos sentados (à mesa). Copiada com autorização de David E. Nordahl.





Grande esboço à lápis de David Nordahl, 1989, “Children of the World,”
Foi concebido para pintura a óleo para o estúdio, “Field of Dreams”, completada em 1993.


David estava visitando o rancho para entregar a mais recente pintura dele completada para Michael: um incrível gigante de 7 pés por 8 pés titulada “The Storyteller, que estava pendura na entrada principal. David pintou a si mesmo dentro  dessa obra de arte como “The Juggler” localizado  em direção ao mais baixo centro à esquerda (veja pg 19).

O Trabalho inaugural de David, “Playmates For A Lonely Child”, foi pintada no ano anterior. Era uma tela a óleo de 41 inches de Jackson em uma silvestre cena de livro de história. Michael pode ser visto do peito para baixo usando paletó branco, de pé logo abaixo da luz brilhante. David também incluiu a si mesmo nessa obra como “The Juggler” perto da base da pintura bem à esquerda do centro.

Em um anoitecer, enquanto visitando o rancho, Michael me deu uma tour pelo estúdio, onde um bem grande esboço a lápis de Nordahl se espalhava pela pelo chão. Ele se referia a isso como “Children of the World”. Michael explicou que ele queria que fosse um grande mural pintado a óleo para o Smithsonian Institution. Esse era o conceito desenvolvido para uma pintura a óleo de estudo de 3 a 9,5 pés, mais tarde completada por David Nordahl e renomada “Filds of Dreams” (veja pg 22-23). O desenho ficou mais tarde pendurado na “Suite Michael Jackson”, no Mirage, em Las Vegas.

De acordo com Nordahl “a ideia começou em maio de 1989, e Michael e eu continuamos trabalhando e desenvolvendo a pintura até eu finalizar uma versão de estúdio dela em 1993. Eu fiz centenas e centenas de desenhos para essa pintura. Algumas das crianças é Michael quando garoto, Janet Jackson, um primo de Michael, Ryan White, Macaulay Culkin e alguns filhos de nossos amigos”.

Nordahl continua: “Nós trabalhamos nisso por anos. Eu fiz cerca de 5.000 desenhos de crianças. Começou sendo um quadro de 9 pés por 12 pés e, então, cresceu para 12 por 20 e, depois, para 12 por 38. Originalmente, Michael queria que fosse feito (em óleo para o Smithsonian, então) em mosaico de azulejos, abandonou essa ideia, depois queria isso em carvão para exibição no rancho e, eventualmente, incluído no museu dele, que ele sempre sonhou em criar. Eu não consegui que outros artistas se comprometessem com a pintura. Ela simplesmente era muito grande para um homem só fazer”.


Michael de fato mantinha um pequeno museu em uma casa vaga que existe em Neverland Valley Ranch, mas não era nada comparado com o que ele sonhou criar.



0 comentários:

Postar um comentário