Menu

sábado, 20 de abril de 2013

O Amor de Michael Jackson pelo Planeta Terra: Os Fãs de Michael


Os Fãs de Michael

 

O poema de amor de Michael ao planeta, desprezado por críticos, encontrou a casa dele no coração dos fãs. Eles reconheceram o que os críticos não: que esse caso de amor uma sensual, profundamente honeste e criticamente importante mensagem, que Jackson estava chamando outros a se apaixonar pela beleza do mundo, a valorizá-lo e protege-lo.
Críticos sempre ignoraram a intensidade e ênfases da voz de Michael enquanto ele lê o poema. Em contraste, os fãs dele se referem a “bela voz falada dele” como “polida”, “reconfortante”, “macia”, “gentil”, “honesta” e “sensual”.
Observando o poder das últimas linhas do poema:
 
“Planeta Terra, gentil e azul,
Com todo o meu coração, eu amo você” 

Outro fã comenta que isto é “O mais sincero e puro ‘ eu amo você’, que eu já ouvi”. Outro diz: “A voz dele ressoa no meu coração”, e já outro escreve: “O apelo dele pelo planeta vem do coração”.
Um extenso, maravilhoso, perspicaz comentário por Persimmon8 liga Jackson ao mítico poeta grego Orfeu: “Michael, como o antigo personagem mítico de Orfeu, é um dos maiores musicistas já abençoado com a dádiva de fazer música. Como Orfeu, a arte dele tem o poder de elevar o espírito humano acima do mundano, cruzar fronteiras, e quebrar tabus. Michael dominou o físico com os movimentos de dança originais dele, ritmo e sincronia. Ele era capaz de inspirar, encantar e emocionar as pessoas com a voz clara, doce dele, como um pacificador ambientalista, e revelador das realidades e mistérios da Terra. Michael foi uma lama poderosa e gentil com grande empatia e sentimento por transcendentes realidades que pouco tem e expressou isso através das músicas dele em bases culturais amplas. Eu sou grata por tudo que ele nos tem dado, desde o mais elevado darma dele, em We Are the World, a simples habilidade dele de nos fazer sentir a batida, movimento, e dança. MJ tinha a habilidade, através da própria intuição dele, sensibilidade, e cru talento criativo, fazer um incrível “sentimento” (tirando alegria quanto tristeza) impactar a cultura.” (Persimmon8, Huffingtonpost, 11/1/09).
Outros fãs notaram que o poema “tem perfeito ritmo”, mostra a marcas de ter sido escrito por um compositor, e que a simplicidade disso está em manter o desejo de Jackson de alcançar todas as idades e pessoas em todo o mundo (na verdade o poema é escrito no mesmo simples verso, iâmbico tetrâmico, usado por Emily Dickison).
Para os críticos que dizem que o poema foi notável apenas por ter sido escrito por uma celebridade, fãs    questionam qualquer definição que o desconsidera como um poema: “Verdadeiros poetas tocam as pessoas. Ninguém tocou e continua a tocar pessoas como MJJ tocou. Em todos os países sob o sol”.
Outra vez estas astuta observação:

“O que eu considero extraordinário é que é um poema de amor ‘pela própria terra’, como um planeta vivo, e não o planeta personificado como um ser humano. O próprio planeta terra é a amada dele.” (Mouselion, Huffingtonpost, 11/1/09).
Mouselion observa que isso é “sua mais tumultuada cor, sua fragrância, seu sabor”, que têm “excitado meus sentidos”, não o planeta personificado como um ser humano, mas sensual variedade do próprio planeta.
O poema de Jackson revela o planeta como inspiração pela música dele e o crescimento espiritual dele: “Viva com música, perseguindo minha alma”. A simples conclusão do poema, “Como todo o meu coração, eu amo você”, nos lembra de que tão profundo relacionamento com o planeta é possível.

0 comentários:

Postar um comentário