Menu

sábado, 30 de março de 2013

O Amor de Michael Jackson pelo Planeta Terra: Você É Minha Amada


Você É Minha Amada

 

 

O narrador do poema pergunta a este ser planetário uma questão provocativa:
 

“Você se importa, você tem uma parte,
Nas mais profundas emoções do meu próprio coração?”

 

É uma pergunta que os amantes fazem ao amado: “Você me ama?” A resposta aqui é “Sim”. O Planeta Terra se importa, e, na verdade, tem um papel principal em nutrir e educar as “mais profundas emoções” do coração humano.

As linhas seguintes do poema torna essa resposta muito clara:
 

“Suave com brisas, carícia e tudo
Viva com música, assombra minha alma.”
 

As descritivas palavras suaves, carícia, completo, viva e assombra revela a intimidade, a natureza convidativa desse amado vivo, que, por sua vez, provoca profundas emoções no narrador.
O poema finalmente se conclui com uma completa e ousada declaração de amor:

 
“Planeta Terra, gentil e azul,
Com todo meu coração, eu amo você.”
 

A versão falada do poema é rica com a completa expressão dessa emoção, e o ouvinte sente o amor vibrando na voz de Michael Jackson. Esse é um poema de paixão.

Anteriormente, o narrador se refere ao Planeta Terra com a “namorada” dele:

“Você é minha amada, suave e azul.”

 
Eu tenho que pergunta se o Planeta Terra alguma vez foi chamado de querida antes! Esse termo é tão simples e despretensioso que isso corta direto à pura intimidade. O poema revela em um tipo de doçura menino-menina um caso de amor entre o planeta e um dos mais famosos humanos do planeta, uma intimidade como extraordinária profundidade e ternura.
Como uma namorada, então, o planeta é gentil, suave, carícia, um ser que inspira o artista (“Vivo com música, inquieta minha alma”) e cujo amor enriquece o ser inteiro dele, corpo, mente, e espírito, como nós vemos na seguinte passagem:

 

“Nós lambemos o sal, o amargo, o doce
De todo confronto, paixão, calor”
Sua tumultuosa cor, sua fragrância, seu gosto
Tem excitado meus sentidos além de toda antecipação
Em sua beleza, eu tenho conhecido o como
De felicidade intertemporal, este momento de agora.”
 

O amado desperta e educa os sentidos, as emoções e a mente. O amante está enriquecido, “excitado”, e perdido na “felicidade intertemporal”. O amado convida o amante a um sensual mundo de “paixão de calor”. O poema aqui descreve fazer amor, físico e espiritualmente, nada menos.



0 comentários:

Postar um comentário