Menu

sexta-feira, 8 de março de 2013

Não É Nada Disso



Não É Nada Disso

 

 

 


Postado por Willa e Joie em 06 de amrço de 2013

 

Traduzido por Daniela Ferreira

 

 

 


Willa: Então, Joie, algumas semanas atrás, nós falamos sobre como Michael Jackson parecia ver uma conexão entre a vida criativa e a vida espiritual dele, algo sobre o que nós já conversamos um par de vezes antes. Mas você sabe, ele também via uma conexão entre a criatividade, a espiritualidade dele e a fisicalidade do corpo dele, especialmente os movimentos do corpo dele como dançarino. Ele parecia sentir uma profunda ligação entre a energia espiritual, energia criativa, e energia física, incluindo a energia sexual.


Tudo isso tem me feito perguntar: como o sexo e energia sexual são representados na obra de Michael Jackson, o que isso significa, e isso significa talvez, coisas diferentes em momentos diferentes? Por exemplo, o que significa quando ele canta sobre sexo em “Don’t Stop til You Get Enough” ou “Give In To Me” ou “Superfly Sister” ou “Break of Dawn”? O que significa quando ele fecha o ziper dele durante a dança da pantera em Black or White? E o que isso significa, exatamente, quando ele está dançando e agarra a virilha?


Joie: Hmm. Todas as perguntas muito boas, Willa. Mas você sabe, eu me lembro de Michael dizendo à Oprah que ele realmente não pensava sobre isso quando ele estava dançando e que a coisa toda de agarrar a virilha apenas meio que acontecia sozinha e não significava nada. Eu acho que ele disse que era apenas um escravo do ritmo ou algo assim.

 


 


Willa: Bem, eu acho que é verdade, Joie, mas eu acho que não é toda a verdade. Eu acho que, às vezes, ele estaria dançando e realmente absorvido na música e Bam! Ele pontuava uma sequência agarrando a virilha, como de espécie de um ponto de exclamação no final de uma frase. Mas eu também acho que, às vezes, ele decidia que ele gostava de ponto de exclamação e deliberadamente o torna parte da coreografia.


Assim, por exemplo, temos aquele hilário ensaio de dança em This Is It, onde duas mulheres de meia idade estão ensinando um grupo de jovens dançarinos a técnica de agarrar a própria virilha, e eu tenho que dizer, toda aquela cena só me faz rir. Primeiro, há a instrutora de balé russo, Irina Brecher, explicando como os movimentos que estão fazendo se comparam com os de Baryshnikov:


“Eu vi você! Você ia assim. O que isso? Isso é russo! Isso é o russo. Então Baryshnikov faz assim, e vocês estão fazendo assim. Mesma coisa.”


Em seguida, a coreógrafo assistente, Stacy Walker, ajuda-os a aperfeiçoar a técnica deles. Ela diz: “Uma vez mais”, e todos eles fazem um agarra virilha em uníssono. E eles estão todos tão sérios – isso me faz rir. Então, ela demonstra adequados movimentos de agarramento de virilha, enquanto diz:


“Nós estamos para cima e para baixo, certo? Eu não acho que é qualquer coisa, exceto a mão se movendo... Eu acho que é mais suave, você sabe o que quero dizer? Quer dizer, eu não tenho nada a mover...”


Essa é uma cena tão engraçado! Recebo como um chute, mas eu também adoro ver como esses jovens e talentosos dançarinos são respeitosos e confiantes com essas mulheres mais velhas. É realmente maravilhoso.


Então essa cena engraçada nos mostra várias coisas importantes: que agarrar a virilha era uma parte deliberada da coreografia, que isso realmente não era sexual em um sentido tradicional (e Michael Jackson sempre disse que não era), e que, certamente, não era uma forma de mostrar o domínio sobre as mulheres. Afinal, duas mulheres eram as instrutoras! E elas estavam lidando com isso de uma forma muito, divertida e alegre.


Joie: Bem, eu acho muito engraçado que estamos tendo uma discussão sobre agarrar virilha!


Willa: Ah, vamos lá, Joie. Esta é uma discussão muito acadêmica!


Joie: Uh huh. Mas eu tenho que dizer que concordo com você, Willa. Eu acredito que ele gostava de agarrar a virilha como “o ponto de exclamação” e isso realmente se tornou uma espécie de movimento característica dele – ou um dos movimentos característicos dele, porque, todos sabemos, existem vários.

 

Willa: Isso é verdade. Como há esse movimento chamado de Moonwalk que tem um pouco de atenção...

 

Joie: Sim. Ou o chute de perna de torcida. Mas ele realmente é sinônimo de agarrar a virilha agora. Sempre que virmos outro cantor ou dançarino executar esse movimento, a nossa mente vai imediatamente, e para sempre, associar isso a Michael Jackson.


Mas você disse uma coisa que eu acho muito interessante. Você disse que agarrar a virilha não era sexual e que Michael sempre manteve que não era sexual. A razão de eu encontrar essa declaração interessante é porque eu acho que a maioria das pessoas sempre assumiu o completo oposto. Eu acho que, na maior parte do mundo, a razão de agarrar a virilha ter sido tão polêmico ou provocador foi precisamente porque eles projetaram uma conotação sexual para isso, que Michael nunca teve intenção de dar.


Willa: Bem, agora que você me fez pensando, Joie: O que eu quero dizer quando eu disse que não era sexual? Hmmm... Agora que eu penso sobre isso, parece demasiado absoluto, porque, obviamente, há conotações sexuais, mas eu acho que eu quis dizer que não parece erótica para mim, como se ele não o estivesse usando para evocar um sentimento sexual ou sugerir uma situação sexual – não como, digamos, o agarrar virilha longo e ondulante no segmento de “Billie Jean”em This Is It. Oh meu Deus. Agora,isso é sexual. Assim, ele certamente sabia como fazê-lo de uma forma sugestiva, se ele quisesse, mas ele nunca fez isso no palco, jamais. Aquela cena em This Is Itfoi estritamente uma coisa divertida para o gozo do elenco e da equipe no ensaio, especialmente os jovens bailarinos. Ele nunca fez nada parecido em um desempenho real.

 

Em vez disso, era quase sempre apenas um ponto de exclamação rápido, como dissemos antes, e parecia-me que expressa um impulso artístico em vez de um impulso sexual, embora seja difícil separar completamente isso, desde que ele parecia sentir uma forte ligação entre criatividade e energia sexual. Nós conversamos sobre isso um pouco com Give In To Me em abril passado.

 


Mas há outro elemento a isso também, que é que agarrar a virilha sempre meio que me impressionou como algo de uma declaração política, bem como, especialmente quando ele desafiadoramente continuou a fazê-lo, apesar de toda a controvérsia. Você sabe, ele era um homem negro muito sexy – um ídolo do sexo, mesmo em um país que é muito desconfortável com homens negros sexuais, e eu acho que ele sentiu muita pressão para conter a sexualidade dele por causa disso. E nesse sentido, a agarrar virilha sempre me parece como um caminho para ele recuperar a sexualidade e o próprio corpo, de uma forma. É como se ele estivesse chamando a atenção para o fato de que, não só ele tem um belo corpo, talentoso incrível, mas é um órgão sexual também.


Joie: Eu acho que você pode estar em algo, Willa. Também poderia ter sido uma maneira para ele meio que ecappar do mundo. Eu não quero ser grosseira, mas aqui, agarrar a virilha nunca foi realmente visto como um gesto bonito. Na verdade, muito antes de Michael o adotar e transformar em movimento de dança de característico, um cara agarrando a virilha foi visto como um insulto (se isso era direcionado para outro homem) ou um gesto muito obsceno (se era direcionado a uma mulher). Portanto, a sugestão de que isso poderia ter sido uma espécie de gesto político realmente se encaixa aqui. Ele poderia definitivamente ser considerado um desafiante gesto “vá se ferrar”.

 


Willa: Uau, isso é verdade, Joie. É engraçado, mas eu nunca pensei sobre isso antes, mas você está certa, isso definitivamente poderia ser interpretado dessa forma. E ele expressa esses impulsos de vez em quando, como se vê em Scream. E há essa linha no rap de Shaquille O'Neal em “2Bad”:


Pegue minha virilha, torça meu joelho, então eu atravesso

 

Mike é mau. Eu sou mau. Você é?

 

“2Bad” como um todo é uma declaração de que ele não será quebrado ou curvado – "Eu estou de pé enquanto se você está me chutando” –e essa linha, em particular, é uma declaração bastante desafiadora.

 

Joie: Isso é uma declaração desafiadora, Willa. Na verdade, toda a música é bastante desafiadora, você está certa. Mas me pergunto se podemos voltar à sua pergunta original, se pudermos. Você perguntou o que significa quando Michael canta sobre sexo nas canções dele e como é que a energia sexual se expressa no trabalho? Então, obviamente, eu estou pensando que você tem alguns pensamentos sobre isso?


Willa: Eu não sei se eu realmente tenho pensamentos, ou quaisquer conclusões firmes – apenas um monte de perguntas. Eu vejo sexo representado de muitas maneiras diferentes no trabalho dele, e eu me pergunto como tudo se encaixa. Por exemplo, o que você acha das referências sexuais na dança da pantera? Essa seção inteira é um forte protesto contra o racismo, mas inclui alguns gestos sexuais muito explícitos – mais explícitas do que os críticos estavam acostumados a ver de Michael Jackson, isso com certeza. Houve muitas críticas sobre isso quando Black or White foi ao ar. Aqui foi uma canção que muitos críticos interpretaram como sendo sobre harmonia racial, e, de repente, na seção dança da pantera, Michael Jackson está quebrando vidro, fechando a braguilha, e agarrando a virilha muito explicitamente. Por que isso? Como você interpreta isso?

 


Joie: Bem, eu não estou, honestamente, certeza sobre como interpretá-lo. Mas você está correta em dizer que era muito mais explícito do que os críticos estavam acostumados a ver com ele, e, às vezes, eu acho que foi o fim pretendido. Talvez tenha sido feito simplesmente para agitar as coisas um pouco. Se você pensar sobre isso, foi feito num momento em que Michael estava passando por algumas mudanças. Ele se afastou da longa e bemsucedida assosciação dele com Quincy Jones e ele estava tomando as rédeas de produzir sozinho e ele estava ansioso para experimentar coisas novas, novos produtores, novos sons. E o álbum resultante, Dangerous, realmente soa muito mais ousado por causa disso. Então talvez ele simplesmente quisesse fazer algo irado. E vamos admiti-lo, aquela dança pantera é certamente irada.


Mas, também, quero chamar a atenção para o fato de que os insultos raciais que estão escritos no carro e no edifício, na dança pantera, não estavam, na verdade, na versão original, que foi ao ar para milhões de pessoas ao redor do mundo. Aqueles foram adicionados depois da polêmica inicial sobre a“pertubadora violência e masturbação simulada”. Então, eu realmente nunca tive a crença de que essa parte do vídeo era para ser um protesto contra o racismo. Talvez fosse, mas não parecia assim para mim. Como você interpreta isso?


Willa: Sério? Uau, eu estou surpresa, Joie. Para mim, adicionar os slogans não mudou em nada o significado, apenas esclareceu o que já estava lá. Quer dizer, o título da canção é “Black or White”, e as letras são todas sobre lutar contra preconceitos raciais – ele até mesmo faz referências a KKK especificamente quando ele canta: “Eu não tem medo de lençóis”. Então, quand ele acrescentou a pichaçã KKK e neonazista e pichações do tipo Nação Ariana, parecia certo para mim e parecia caber exatamente.

Como você vê isso?


Joie: Bem, é verdade, encaixa perfeitamente. Mas, eu não sei, eu acho que eu sempre olhei para isso como um adendo, uma maneira de simplesmente tentar limpar a controvérsia. Mas o que você disse faz muito sentido também, que foi feito como uma forma de esclarecer as intenções do artista. Você provavelmente está certa.


Willa: Bem, é bastante ambíguo. Há vidro quebrando por toda Black or White, começando com o cartaz quebrando e janelas explodindo na sequência de abertura, de modo que violência da quebra de vidro pode significar muitas coisas diferentes. Na verdade, a dança da pantera toda é um pouco ambígua, com tantos elementos intrigantes e tantas formas diferentes de abordar e interpretá-las.


Ela começa com a pantera andando em um porão, assim como o personagem de Michael Jackson faz antes da primeira sequência de dança em You Rock My World, e, em ambos os casos, há uma sugestão de que estamos entrando em território subterrâneo literal e figurativamente, bem como, no subconsciente. Ele se transforma de volta em um ser humano, e é imediatamente preso em um holofote. Para mim, ele não se sente tão bem como o centro das atenções de um palco, como o centro das atenções de uma prisão ou um interrogatório, e as barras nas janelas e sobre a porta reforçam essa ideia. Mas ele faz uma pose nesses holofotes, no entanto, com uma mão em na virilha. Então ele se endireita, ergue-se, e um gato salta para fora de uma lata de lixo, o que é interessante, desde que Michael Jackson está frequentemente ligadao a gatos simbolicamente. Ele era apenas uma pantera, depois de tudo.


Então, o gato saiu do saco, ou da lata, e parece que algum aspecto do próprio Michael Jackson foi lançado. Ele puxa a camisa de volta como um pistoleiro prestes a entrar num duelo com o delegado da cidade, e um misterioso vento sopra contra ele, o que parece sugerir que ele está entrando em um espaço e tempo alternativo. (Por exemplo, um vento semelhante sopra quando ele abre a porta do Clube 30 em Smooth Criminal, um vento que transporta de volta para Dem Bones Cafe de The Band Wagon). Ele começa uma rotina de dança que evoca uma longa história de dança nos EUA, então, ele e a pantera uivam em uníssono, e é aí que ele começa o segmento que teve críticos em alvoroço.


Joie: Eu gosto da maneira que você colocou, Willa. Que alguns aspectos do próprio Michael Jackson foram lançados. E eu acho que você acabou de bater exatamente sobre como é que é que eu me sinto quando vejo a dança da pantera. Você me perguntou como eu a interpreto, e você ficou surpresa quando eu disse que nunca atribui qualquer tipo de protesto racial a ela. Mas eu acho que você tocou no motivo. Porque para mim, isso só se sente como Michael desacorrentado e livre. É uma sequência de dança muito apaixonada, expressiva, em que nos é dado o prazer de ver um dos maiores bailarinos do mundo apenas... vamos... nessa! Somos tratados por quatro felizes, surpreendentes (e, sim, eróticos) minutos de Michael Jackson fazendo o que somente Michael Jackson pode. E para mim... não há nada de racial sobre isso. É bonito, é celebração, é vivo! É a eterna dança da Criação sobre o que ele fala uma e outra vez em Dancing the Dream, e é pura alegria testemunhar!


Willa: Oh, eu concordo com isso, Joie! Mas eu também acho que é especialmente significativo por causa de quem ele era e a posição cultural que ocupou.

 

Nós vivemos em uma idade muito estranha, que nós, como uma cultura, somos tanto supersexuados quanto excessivamente reprimidos. É uma combinação bizarra. E eu acho que Michael Jackson sentiu isso muito mais intensamente do que a maioria de nós, por causa da posição única dele como o primeiro ídolo adolescente negro – um símbolo sexual que claramente despertou o desejo em mulheres brancas, mulheres negras, mulheres de muitas raças. Essa foi uma situação potencialmente explosiva, e ele teve que ser muito cuidadosos sobre como ele se apresentava em público. Ele era, obviamente, muito sexy no palco, mas fora do palco ele fez certo de que as pessoas - pessoas brancas, em particular- sentia que ele era “seguro”, assexuado. Na verdade, eu me lembro de uma sátira do Saturday Nigth Live, anos atrás, onde Eddie Murphy puxou as calças de um boneco de Michael Jackson e usou isso como prova de que ele era, literalmente, assexuado– sem órgãos sexuais.


A dança da pantera se sente como uma partida dramática de tudo isso. Ele está recuperando a sexualidade dele – ele é negro, bonito e sexual –, mas isso não significa que ele pretende gastar muito tempo com groupies. Em outras palavras, resistir à repressão sexual não parece significar defender uma vida de uma só noite. Como ele canta em “Superfly Sister”:

 


Empurre-o para dentro

Coloca-o para fora

Não é nada disso

 


Então, ele não está falando de sexo sem sentido. Como nós falamos sobre um par de vezes antes, ele parece ver a sexualidade como muito mais do que apenas um ato físico. Em vez disso, ele parece estar dizendo que precisamos recuperar nossa sexualidade como parte de todo o nosso ser, porque a nossa sexualidade não é algo que só aparece atrás de portas fechadas, mas está integrada com o que somos como pessoa – de forma criativa, emocionalmente, psicologicamente.


Então, para mim, quando se olha para como a sexualidade é representada na dança da pantera, a parte mais importante não é a seqüência de “extravasar” que tem críticos em um tumulto – apesar de que isso é importante –, mas a sequência de“integraçaõ”,que acontece imediatamente depois. Ele está de pé na calçada com o vento etéreo soprando, e o zoom da câmera passa por ele quatro vezes e ele repetidamente empurra as mãos do coração à virilha, visualmente ligando-os, integrando-os.

 


Joie: Bem, isso é uma interpretação interessante, Willa. E parece-me que as nossas ideias não estão muito longe um do outro. Você parece ver a dança da pantera como uma declaração ousada em recuperar nossa sexualidade. Enquanto para mim, a dança da pantera é uma sequência de dança muito sexualmente carregada, incrível. Um que Michael Jackson parece ter prazer em realizar. Dançando apenas pelo o puro prazer de dançar.

 


Willa: Bem, na verdade, eu o vejo recuperar a sexualidade dele apenas com um aspecto disso – para mim, é realmente sobre recuperar a totalidade de si mesmo e de seu corpo, incluindo a sua sexualidade. Mas eu amo o que você disse, Joie, e eu acho que você está certa, não estamos tão longe, e eu acho que você colocou seu dedo direto para o ponto central – é a alegria.

 


Eu acho que, na dança da pantera, vemos Michael Jackson empurrando de volta contra todas as narrativas culturais que foram impostas a ele e o corpo dele–idéias sobre o que significa ser um homem (ou mulher), o que significa ser negro (ou branco), o que significa ser normal (ou anormal), o que significa esfruae (ou não esfriar), o que significa ser desejável (ou não desejável), o que significa ser amável (ou ser amável) – um ser humano digno (ou indigno) do amor. Ele empurra para trás com tanta força que quebra as narrativas de confinamento escritas no corpo dele, como ele quebra as feias narrativas de confinamento escritas no vidro.


E o que nós encontramos quando rompem todos esses rótulos e preconceitos e ideologias falsas é algo tão simples, mas tão profundo – uma pessoa totalmente habita o corpo dele, e encontrar alegria nisso. Como você disse tão bem, Joie,“É bonita, é celebração, é vivo! É a eterna dança da criação”.

 



 


0 comentários:

Postar um comentário