Menu

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Não Passarei a Vida Sendo Uma Cor


Não Passarei Minha Vida Sendo Uma Cor


 


 



 

 d

Postado por Joie e Willa, em 8 de setembro de 2011.

Traduzido por Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music.

  

Willa: Na semana passada, Joie e eu dançamos com um desses elefantes na sala e discutimos a questão, "Michael Jackson era negro o suficiente?" E começamos por dizer que não estávamos falando sobre a cor da pele. Esta semana estamos. Nós estamos iremos dançar com um elefante muito grande e abordar a questão de por que a cor aparente da pele mudou de escura para clara.
 

Joie: Como Willa mencionou em nosso primeiríssimo post no blog, ela e eu realmente drasticamente discordamos sobre essa questão particular. Há meses que tivemos discussões muito acaloradas sobre o tema, debatendo e finalmente parece que encontramos um meio termo. Mas eu acho que é importante notar que nem sempre estivemos de acordo sobre esse assunto. Na verdade, estivemos em pólos opostos por tempo muito longo, e cada uma de nós se sentia convicta sobre os nossos pontos de vista. Mas a conversa que se segue é o que finalmente nos uniu e nos fez entender o que cada uma queria dizer...

 

************

Joie: Bem, eu tenho um relato em primeira-mão do tipo de turbulência pela qual Michael deve ter passado . Então minha mãe estava fora da cidade durante o funeral de um parente e, como sempre acontece nesses tipos de encontros, isso transformou em uma espécie de reunião familiar. Enfim, ela se surpreendeu ao ver um primo distante dela que tem Vitiligo.

Assustado, não porque ela não estava ciente de que a mulher tinha a doença, mas porque ela não tinha conhecimento da nova forma como ela estava tratando isso. Parece que o estado de saúde piorou nos últimos anos e as manchas tinham crescido mais generalizada. O que ela costumava ser capaz de encobrir e esconder com maquiagem escura, estava muito esmagador agora. Assim, em vez disso, ela recorreu à despigmentação remover o pigmento restante escuro na pele, a fim de produzir um tom de pele mais uniforme. Minha mãe disse que a pele dela parecia muito com a de Michael Jackson.

Então, isso me fez pensar sobre como uma pessoa com essa doença deve se sentir e eu tentei me colocar no lugar dela. Imagine isso... Você é um superstar da música. Desde criança que você tem sido “incrivelmente” famoso. Você teve quatro hits número um no momento em que tinha 11 e o mundo ama você. Ah, eu me esqueci de mencionar que você é afro-americano e sua carreira começou no final dos anos 60 nos Estados Unidos. É isso aí, diga isto alto... “Você é negro e você é orgulhoso!Não só o mundo te ama; a América Negra realmente ama você!

Ainda comigo? OK, ótimo. Agora imagine que quanto mais você envelhece, mais bem sucedido e famoso você se torna. Você passa de um superstar da música adolescente a um ícone adulto da música adulta. Você é uma estrela do rock! Está maior do que aquele cara Elvis (oh, sim, eu disse isso!). Agora imagine que no auge de sua fama e popularidade, o seu médico lhe disser que você tem uma doença devastadora, autoimune conhecida como vitiligo.

Vitiligo é uma doença que provoca uma perda da pigmentação na pele. Pacientes com vitiligo desenvolvem manchas brancas na pele, que variam em tamanho e localização. A doença afeta ambos os sexos e todas as raças, mas as manchas de descoloração distintivas são mais evidentes em pessoas com tons de pele mais escura.

Porque Vitiligo causa tão dramática desiguladade na cor da pele, a maioria dos pacientes experimenta sofrimento emocional e psicológico, especialmente seas manchas se desenvolvem em áreas visíveis do corpo, como rosto, mãos, braços, pés, ou até mesmo nos órgãos genitais. A maioria dos pacientes muitas vezes se sente constrangido, envergonhado, deprimido e preocupado em como os outros reagirão.

Assim, para uma pessoa afro-americana que esteve na frente da câmera durante a maior parte da vida dele – e que já foi desiludido com opróprio reflexo por causa da acne grave, quando um adolescente, e  um nariz com o qual ele nunca estava satisfeito – este diagnóstico seria traumático, para dizer o mínimo.

Especialmente se elefosse constantemente confrontado com o relato cruel e injusto de uma mídia tendenciosa, basicamente, chamando-o de mentiroso e levando o público, que costumava amá-lo, a acreditar que ele simplesmente não gosta da cor da pele com a qual ele nasceu.

Parece realmente horrível, não é? Esta era a vida de Michael Jackson. Durante anos após o Vitiligo começar, milhares, talvez mesmo milhões, de pessoas ao redor do mundo acreditavam que Michael Jackson tinha vergonha da raça dele e tudo porque os meios de comunicação se recusaram a acreditar nele quando ele disse que não tinha controle sobre a perda de cor da pele dele.

Na verdade, foi apenas após a morte dele, quando o relatório do legista confirmou que ele realmente sofria da doença, que o mundo finalmente acreditou nele. E cada reportagem que você lê estava basicamente dizendo a mesma coisa: “Oh, eu acho que ele estava dizendo a verdade, afinal de contas”, ou “Bem, finalmente conseguimos que o mistério fosse esclarecido”.

OK, é só comigo? Eu sou o único que acha isso assustador? Durante anos, este homem incrivelmente talentoso, de bom coração, nos disse repetidas vezes que ele tinha essa condição, que o incomodava profundamente, porque ele amava a raça dele e ele estava orgulhoso da herança dele e os meios de comunicação (tanto tablóide quanto  mainstream) chamou-o um mentiroso que só queria ser branco.

Eles riram muito quando os comediantes de fim de noite assumiram o cargo e zombaram da cor da pele dele e o chamou de todos os tipos de coisas desagradáveis ​​e dolorosas. Eles basicamente o torturaram sobre a doença pelo resto da vida dele, e agora que ele se foi tudo o que posso dizer é: “Hmm, acho que ele estava dizendo a verdade”. Sinto muito, mas considero isso assustador. E muito, muito triste.

Lembro de assistir ao Oprah Winfrey Show, anos atrásmuito antes de ela entrevistar Michael – quando a amiga dela, Maya Angelou, foi um dos convidados. E eu não sei por que isso mexeu comigo, mas mecheu. A senhora Angelou disse que, quando alguém lhe diz quem eles são, você deve acreditar nele.

Ela argumentou que eles se conhecem muito melhor do que você os conhece, portanto, quando alguém lhe diz quem eles são, acredite nele! Parece tão simples. No entanto, Michael nos disse repetidas vezes quem ele realmente era, mas ninguém acreditou nele. Isso deve ter sido muito frustrante para ele!


Willa:
Joie, isso é realmente poderoso, e eu concordo absolutamente com tudo o que você acabou de dizer. Mas eu não acho que a história termina aí. Se continuarmos a nos imaginar no lugar dele, imagine que você é Michael Jackson, uma pessoa profundamente espiritual que disse inúmeras vezes que ele sentia que o talento foi dado a ele por uma razão, que ele foi colocado na Terra e recebeu o enorme talento para cumprir um propósito maior.

E ele se torna um superstar, mas ele é muito mais do que isso. Ele não é apenas um cantor e dançarino famoso. Ele também é uma figura culturalmente transformadora, que leva as pessoas a pensar de forma diferente sobre a raça, e ele leva isso muito a sério. Can You Feel It, o primeiro vídeo que ele produziu e desenvolveu, desde o conceito inicial até a produção final, muito bem expressa a idéia de que somos todos um só povo, independentemente das diferenças raciais, e ele retorna a essa idéia de novo e de novo no trabalho dele. Esse é um conceito que ele pensou muito e se preocupava profundamente.

E então, no auge da fama, ele descobre que tem Vitiligo. E é devastador e traumático, como você diz, e ele começa a usar uma luva e maquiagem escura. Mas a doença continua a progredir. Mais e mais da pele deçe está a perder a pigmentação no rosto, pescoço, braços, todo corpo dele.

E é terrível para ele. Mas ele é uma pessoa forte, com convicções profundamente arraigadas, e ele é um artista incrível, com sensibilidade de um artista. E talvez ele começa a se perguntar se foi dado Vitiligo a ele para uma finalidade, assim como se ele foi colocado nessa posição extremamente difícil por algum motivo.

 Ele é o homem negro mais famoso que já existiu, celebrado por promover o orgulho em ser negro, e agora a pele dele está, literalmente, ficando branca. Que ironia é essa? Mas isso destaca uma questão crucial. Ele está nos dizendo há anos que as diferenças raciais não importam, que somos todos um só povo, independentemente da cor da pele. E agora, a cor da pele está, literalmente, mudando de escura para clara.

Racismo contra negros nos Estados Unidos não é nada mais do que uma teia de mentiras que foram contadas e recontadas por séculos, e que nós, como indivíduos, temos mais ou menos interiorizado em algum grau. Mas no centro dessa teia de mentiras está uma mentira central, a mentira de que todos os outros irradiam: que as pessoas negras e brancas são essencialmente diferentes.

Essa é a mentira bem no centro do racismo na América. E crescendo no Sul na década de 60 eu recebi um monte de mensagens conflitantes, mas ainda me disseram essa mentira repetidas vezes, de numerosas formas sutis e não tão sutis: você não deve nadar em uma piscina integrada; você não deve beber água de uma fonte de água imediatamente depois de um garoto negro; você não deve pedir um pente a uma menina negra (o que eu fiz uma vez quando eu era “madura o suficiente para saber melhor”).

A razão não declarada é que os corpos negros e corpos brancos são essencialmente diferentes e devem permanecer separados. Essa foi a mensagem que me foi dita uma e outra vez, enquanto crescia no Sul de quarenta anos atrás.

Mas quando a pele de Michael Jackson mudou de escura para clara, ele provou que é isso uma mentiraele provou que os corpos negros e corpos brancos são essencialmente o mesmo – e ele desferiu um golpe devastador no coração do racismo.

Eu tenho um amigo da faculdade branco que cresceu com uma empregada negra. Um dia, a governanta estava trabalhando na cozinha e cortou a mão dela, e meu amigo, que era apenas uma criança na época, ficou chocado ao ver que o sangue dela era vermelho. Antes disso, ela tinha assumido que o sangue dela era escurotão escuro quanto a pele dela.

Meu amigo me contou essa história várias vezes, geralmente com uma risada sobre quão parvo que ela tinha sido. Mas apesar do riso dele, eu poderia contar que essa história foi muito importante para ela. Foi um dos raros momentos “Ah ha!”, em que as percepções viram de cabeça para baixo, e, de repente, você é forçado a questionar as coisas que você pensou que sabia ser verdade.

Quando a pele de Michael Jackson mudou de escura para clara, eu penso que ele criou um momento “Ah ha!” como esse em uma escala global. Ele nos disse várias vezes, através da música e dos videos dele que somos todos um só povo, independentemente da cor da pele, e, agora, ele teve a chance de prová-lo artisticamente.

Ele poderia provar de uma forma que não se pode negar que nossos corpos são essencialmente o mesmo, e ele poderia fazê-lo de uma forma que até uma criança pudesse entender. Essa é uma mensagem incrivelmente poderosa, e ele aproveitou a oportunidade para ilustrar e transmitir essa mensagem de uma maneira que nunca havia sido feito antes. E ele expandiu a definição de arte de uma maneira que nunca foi feito antes ou depois. É por isso que ele foi tão mal compreendido.


Joie: Willa, você faz um argumento muito convincente. E tenho certeza de que, sendo a pessoa incrivelmente artística que era, ele provavelmente tendia a olhar para as coisas ou situações difíceisde um ponto de vista artístico. Assim, você pode estar absolutamente correta em dizer que ele tomou uma decisão consciente em transformar a doença em um comentário artístico sobre o racismo. E, você sabe, quando começamos discordando sobre essa questão, eu nunca teria imaginado que eu diria isso, mas aí está.


Willa:
Bem, como eu mencionei no nosso primeiríssimo post no blog, você realmente mudou o modo como eu vejo isso também. Essa não é uma coisa nova para mim. Venho lutando esta batalha há anos. Lembro-me de ir para a escola de pós-graduação no sul do país, no meio para o final da década de 80, e quase todo semestre, alguém, em algum momento, traria Michael Jackson e a mudança da cor da pele dele.

 E eles quase sempre diziam algo como: foi um fenômeno cultural incrível; mas é claro que era apenas um produto das próprias inseguranças dele. Ele estava criando esse momento cultural incrivelmente poderoso, que estava forçando a América Branca, especialmente, a questionar alguns de nossos mais profundos preconceitos raciais, mas ele estava fazendo isso acidentalmente.

E eu sempre questionei isso. Por que assumir que é acidental? Ele é um artista brilhante, ele tem lutado contra os preconceitos raciais por anos, ele está, obviamente, pensou sobre o assunto profundamente, então por que supor que ele não sabe o que está fazendo? Eu sempre achei que ele sabia exatamente o que estava fazendo, e acho que a evidência apoia-me.

O dermatologista disse que ele frequentemente chamava o rosto dele “um trabalho de arte”. E como tentei mostrar, tanto em M Poetica quanto em “Rereading Michael Jackson”, eu acho que ele tentou explicar através do trabalho dele – através dos curtas-metragens dele, especialmente – que a mudança na aparência começou como uma decisão médica, mas tornou-se uma decisão deliberadamente artística.

Mas até que eu comecei a falar com você, eu não percebi o quão difícil e doloroso a decisão deve ter sido para ele. Eu sabia que ele era o objeto de uma série de comentários sarcásticos de comentaristas brancos que simplesmente me deprimiam. E eu sabia que havia pessoas na comunidade negra que se sentiam traídos por ele e pela mudança da cor da pele dele. Mas eu não sabia quão profundamente essas emoções foram, ou quão dolorosa as acusações de trair a raça deve ter sido para ele.

Joie: Ah, deve ter sido horrível! Eu sempre penso sobre a entrevista dele com Oprah, quando ele lhe diz: “Eu sou um negro americano, estou orgulhoso de ser um negro americano, estou orgulhoso da minha raça. Tenho orgulho de quem eu sou. Eu tenho muito orgulho e dignidade... É algo que eu não posso controlar, ok? Mas quando as pessoas inventam histórias que eu não quero ser quem eu sou, isso me machuca... eu quero dizer, isso me deixa muito triste.”

Essas são as palavras dele. E a emoção na voz dele, e a dor no rosto dele, quando ele as disse, eram óbvias. Mas agora, quando eu olho para trás nessa entrevista, eu notei que ele também disse, durante a mesam conversa, isto: “Mas você sabe o que é engraçado, por que é que é tão importante? Isso não é importante para mim. Eu sou um grande fã de arte. Eu amo Michelangelo. Se eu tivesse a chance de falar com ele ou ler sobre ele, eu gostaria de saber o que o inspirou a se tornar quem ele é... quero dizer, isso é o que é importante para mim.”

Assim, talvez ele tenha nos dito, então, e nós simplesmente não ouvimos. Talvez ele estivesse dizendo: “Sim, eu tenho essa doença e é horrível e ninguém acredita em mim, mas eu não me importo, porque eu vou usá-la para educá-los de qualquer maneira!

 


 

 

0 comentários:

Postar um comentário