Menu

sábado, 27 de outubro de 2012

Capítulo 7 - Invincible : " Speechless "



8.                SPEECHLESS
(Escrita e composta por Michael Jackson. Produzida por Michael Jackson. Edição digital por Brad Buxer e Stuart Brawley. Gravada por Bruce Swedien, Brad Buxer, e Stuart Brawley. Mixada por Bruce Swedien. Arranjada por Michael Jackson. Vocal líder: Michael Jackson e Jeremy Lubbock. Coro Andraé Crouch e o Andraé Crouch Singers Choir. Teclado: Brad Buxer. Viola/ Contractor: Novi Novoq. Viola: Thomas Tally. Violinos: Peter Kent, Gina Kronstadt, Robin Lentz, Kirstin Fife e John Wittenberg)
 
 
As baladas de Invincible foram, geralmente, consideradas hits ou esquecidas pelos críticos. Tão sentimental quanto poderia ser, “Speechless” é um hit. Escrita, composta e arranjada por Jackson, a música é uma linda balada estilo Broadway, que coloca a característica habilidade vocálica de Jackson totalmente à mostra. NME descreveu-a como a “primeira canção realmente altiva do álbum”. Ela é, certamente, uma das mais puras expressões de alegria dele. Como as músicas gospels dele, o clímax alcança um tipo de transcendência espiritual, que é incomum na maioria das músicas pop.
A faixa começa acappella, transmitindo uma vulnerabilidade e intimidade que relembra “She’s Out of My Life”, antes de, gradualmente, construir uma sublime crescendo. Uma orquestra ascendente – coarrendada por Jackson, Brad Buxer e Jeremy Lobbock – é simples, mas de tirar o fôlego, no clímax. “Ele queria que ela fosse este tipo de êxtase”, disse Buxer. “Ele disse: ‘Eu quero que você toque estes arpejos. ’ Eu pensei que seria muito agitado, muito adocicado. Quando as modulações começam a vir, você escuta todos esses arpejos acontecendo no teclado. Não é sequenciado; é tudo tocado. Isso é o que ele queria.”
Jackson escreveu a música enquanto estava na Alemanha. Ele recorda de estar brincando com crianças quando a inspiração para a música veio. “Havia estas duas doces criancinhas, uma menina e um menino, e eles são tão inocentes”, ele disse em uma entrevista em 2001. “Elas são a quintessência forma da inocência e apenas por estar na presença delas eu me senti completamente sem palavras, porque eu senti que estava olhando na face de Deus, sempre que eu os via. Elas me inspiraram a escrever ‘Speechless’”. Uma vez que Jackson tinha a música na cabeça dele, ele imediatamente chamou Brad Buxer. “Ele cantou todas as partes no telefone. Às 06h30min ela estava pronta.”
O resultado foi uma canção de amor sobre um sentimento puro, incondicional, o tipo de amor seguro, sobre o qual ele nunca cantou realmente antes (talvez porque ele nunca tivesse experimentado isso completamente, até ele ter filhos). “Quando eu estou com você”, ele canta, “Eu estou na luz/ Onde não posso ser encontrado/ Eu sinto como se estivesse/ No lugar chamado Hallowed Ground.”



 

0 comentários:

Postar um comentário