Menu

terça-feira, 22 de maio de 2012

Por Que Dançar Com Um Elefante ?

Por Que Dançar Com Um Elefante?

Postado por Willa e Joie, dia 11 de agosto de 2011
Traduzido por Daniela Ferreira



Joie: Então, Dançando Com Um Elefante”. Título muito estranho para um blog sobre Michael Jackson, hein? Bem, não realmente. Não uma vez que você entender de onde eu e minha amiga estmos vindo e como este blog veio a existir.
Meu nome é Joie Collins e eu sou uma das pessoas dedicadas que ajuda a executar o MJFC website (Michael Jackson Fan Club). Escusado será dizer, eu sou uma grande fã de Michael e tenho sido desde que eu era uma criança muito pequena vendo o Jackson 5 executar no Soul Train.
Eu tenho feito o que eu faço para MJFC por um longo tempo e eu adoro isso! Eu tenho grande satisfação em supervisionar as página do site de Notícias e responder a e-mails do site de negócios. Recentemente, eu tive o grande prazer de conhecer Dr. Willa Stillwater quando concordei em ler o novo livro dela, M Poetica, e dar-lhe o meu sincero, gut-reação do ponto de vista de um fã.
Eu não tenho certeza se ela sabia exatamente o que estava pedindo de mim no momento. Como você sabe, nós fãs de MJ tendemos a levar nossas opiniões muito a sério! E, como você já deve ter adivinhado, a minha “honesta reação visceral” acendeu um debate acalorado imediatamente!
Willa e eu discutimos e discutimos sobre diversos tópicos e pontos abordados no livro dela. Eu diria a ela todas as coisas que eu amei nele, mas eu também não puxei soco em dizer a ela o que eu odiei nele.
E ela iria combater com todas as razões por que ela havia escrito do jeito que ela havia escrito e eu gostaria de explicar a ela porque eu senti da maneira que eu senti e por que a maioria dos fãs concorda comigo. Isso continuou por um par de semanas e finalmente ela e começou a entender que tinha batido em algo especial.
O que percebemos é que, durante os nossos debates, nós realmente tivemos algumas discussões bastante interessantes sobre Michael Jackson, a arte dele e a música dele. Nós estávamos falando abertamente e honestamente, tendo reais e profundas conversas sobre a obra do maior artista de todos os tempos.
E mesmo quando estávamos em desacordo (o que aconteceu uma quantidade razoável de vezes), nós duas sempre saimos da conversa com um ponto de vista iluminado e uma nova maneira de olhar para o Rei do Pop diferente da que tínhamos anteriormente.
Então, pensamos... e  se continuássemos a conversa em uma escala maior? E se nós convidássemos todos vocês para testemunhar a conversa e até mesmo tomar parte nela?
Ainda não explica o nome, certo? Bem, nós queríamos um nome que falasse para nós duas e também tivesse um significado relevante para o próprio Michael. Nós todos sabemos o quão profundamente Michael se sentia sobre o majestoso elefante. Ele os amava!
Gypsy e Babar estavam entre s os animais favoritos dele no zoológico do rancho Neverland Valley. Ele até mesmo escreveu um belo ensaio sobre elefantes em no livro dele, Dancing Thre dreamer, chamado "Assim, os Elefantes de Março." Nisso, ele fala sobre as lições que os elefantes têm tentado, durante séculos, ensinar ao homem.
Ele escreve: "Mas a mensagem mais importante dos elefantes está no movimento deles. Pois eles sabem que viver é se mover. Aurora após aurora , era  após era, os rebanhos de março seguem, uma grande massa de vida que nunca cai, uma força imparável da paz." Eu acho que a última parte descreve Michael muito bem. "Uma força imparável da paz." De muitas maneiras, é o que ele mesmo era.
Para mim, os elefantes não são apenas animais surpreendentes, mas eles também simbolizam um “assunto delicado”. Uma conversa difícil que as pessoas podem querer evitar. Por exemplo, eu sou um negro americano (eu não gosto do termo “afro-americana”, porque nem eu, nem meus pais, nem meus avós – ou até mesmo meus bisavós – já estivemos na África) e meu marido é branco.
Ele e eu muitas vezes falamos sobre diferentes questões raciais e é maravilhoso, porque podemos fazê-lo de uma forma muito aberta e honesta, sem o receio de ofender ninguém nem ferir sentimentos do outro. Estamamos casados ​​por 10 anos e meio agora, e nós, muitas vezes, interagimos com as famílias um do outro – todos eles sempre foram muito favoráveis ​​ao nosso relacionamento.
Durante nossas conversas sobre as diferenças entre famílias negras e famílias brancas, uma das coisas que eu sempre digo ao meu marido é que, na minha experiência, as famílias brancas, por vezes, tendem a querer evitar “o elefante na sala”, preferindo esquivar-se dos temas desconfortáveis ​, enquanto as famílias negras tendem a chamar a atenção para o tema epinhoso tanto quanto possível, muitas vezes envolvendo luzes de Natal em torno desse elefante e colocando grandes cetas setas intermitentes apontando direito para eles! É uma generalização, claro, mas você entendeu o que quero dizer.
O ponto é, às vezes, as pessoas (de todas as raças) realmente não sabem como lidar com os temas desconfortáveis​​, então, em vez disso, evitam o elefante na sala”.
Bem, eu acho que todos podemos concordar que, quando se trata de Michael Jackson, há uma série de temas desconfortáveis ​​que podem surgir. Mesmo em um blog que se concentra na arte dele. E Willa e eu não vamos evitar esses elefantes. Em vez disso, decidimos dançar com eles!
Willa: Joie, eu amo a sua descrição do elefante na sala! Eu adoro isso. Ela cria este filme em minha mente de um grupo de pessoas sentadas em uma sala com um elefante que ninguém convidou, e todos estão se sentindo desconfortáveis e desagradáveis e ninguém sabe o que fazer.
Finalmente alguém anda até o elefante, dá boas-vindas a ele, e o convida para dançar – e todos eles descobrem que ele não é tão assustador, afinal. De repente, essa situação desconfortável se torna muito mais confortável, e talvez até mesmo se transforme em uma festa. Eu adoro essa imagem de dançar com o elefante!
Eu também acho que é crucialmente importante reconhecer abertamente o elefante na sala ao tentar interpretar Michael Jackson, desde que confrontar questões dolorosas, os preconceitos, especialmente racial, era tão importante para o trabalho dele – de hinos relativamente simples, como "Black or White" para coisas mais complicadas como a mudança da cor de da pele dele. Eu acho que você não pode compreendê-lo e o que ele estava fazendo e quão incrivelmente importante isso é, se você excluir raça do cenário, ou colocá-la de lado. Confrontar preconceito, de uma forma ou de outra, estava no coração de quase tudo que ele fez, tanto como artista, como uma figura cultural.
Porque não estamos admitindo honestamente o elefante na sala, eu acho que nós sequer começamos a perceber as profundas mudanças tectônicas que ele ajudou a trazer. Eu sou branca e eu cresci no Sul, em um lugar muito racista. No entanto, quando adolescente, a minha definição do melhor em sensualidade era Michael Jackson, um jovem negro.
É muito surpreendente quando você pensa sobre isso. E houve milhões de garotas ao redor do mundo que se sentiram da mesma maneira que eu. Há uma geração inteira de nós, cujas ideias sobre raça e sexualidadesobre o que é sexy e o que não éforam moldados por ele. Isso é enorme. Ele era um ídolo teen, o nosso primeiro ídolo teen negro, e as implicações disso são profundas e poderosas e intensas, mas ninguém está realmente falando sobre isso, ou o que significa culturalmente.
Você sabe, toda vez que ele rasgou a camisa no palco, como em Dirty Diana ou Come Together, e nos mostrou o peito escuro e como bonito e sexy isso era, ele estava desafiando como brancos americanos, especialmente, "liam" o corpo dele. Mas ele fazia isso de uma forma tão interessante.
Ele era lindo e sexy, mas ele sempre foi uma pessoa muito verdadeiraem parte, penso eu, porque ele teve a coragem de permitir-se ser vulnerável, e vamos ver esse lado dele também.
Ele não era apenas um cara Chippendale. Ele era sexy, mas nunca se tornou apenas um objeto sexual brilhante, porque sempre podemos ver a humanidade nele. Eu olho para ele em Dirty Diana em cima do palco com o peito e os ombros nus, e ele é tão sexy Eu mal posso suportar isso, mas ele também parece tão vulnerável. Eu não sei se desmaio ou faço uma sopa para ele.
Joie: Desmaiar ou fazer uma sopa! Eu amo o jeito como você coloca as coisas, às vezes!
Willa: Bem, você sabe o que quero dizer! Você simplesmentesente o desejo de cuidar dele, às vezes, e eu acho que a vulnerabilidade era muito importante também. Isso foi durante a década de 1980, quando os subúrbios estavam em erupção com a violência das gangues e a narrativa dominante na mídia era de que os jovens negros eram assustadores, estranhos e perigosos.
Continuam nos dizendo isso em reportagens, filmes e até mesmo comerciaismas, então, há Michael Jackson, e ele está praticamente sozinho empurrando contra essa narrativa dominante e oferecendo uma visão muito diferente. Ele era um jovem negro, mas ele era doce e engraçado e inteligente e sexy e vulnerável.
Ele nos deu uma imagem alternativa do que significa ser um jovem homem negro na América, e para mim, a visão dele sempre me pareceu mais honesta e humano e crível que o estereótipo assustador.
Joie: Bem, eu concordo totalmente com você. Ele nos deu uma imagem alternativa do que significa ser um jovem negro nos Estados Unidos e, até hoje, os americanos negros têm orgulho disso. E eu poderia sair em uma tangente totalmente diferente aqui, mas antes de eu fazer isso, por que você não explicar o que o título significa para você.
Willa: Assim, “Dançando com o Elefante”, significa para mim arte e interpretação. Para mim, interpretação não é sobre observar passivamente um trabalho de arte, mas sobre ativamente se engajar nisso, “dançar” com isso, abrir-se e se tornar emocionalmente investida nisso.
Isso também me lembra de uma lenda que eu amo sobre seis homens cegos que tentam compreender e descrever um elefante. O primeiro aborda o elefante e acaba tocando o tronco dele. Ele se sente a tromba do elefante, percebe o quão forte e flexível ela é, e anuncia que um elefante é como uma cobra enorme – como uma python ou jibóia.
O segundo homem cego avança e toca uma das pernas do elefante. Ele sente por toda parte, observando a forma redonda e como é resistente, e diz, não, um elefante é mais como uma coluna ou pilar. O terceiro vem para frente e encontra o lado do elefante.
Ele abre as mãos dele ao longo da extensão vasta do lado do elefante e diz que eles estão errados: um elefante é como uma parede. Em seguida, o quartomvem para a frente, acaba pegando o rabo do elefante, e diz, não, um elefante é como uma corda. O quinto sente o ouvido dele acenando para frente e para trás e diz que um elefante é como um ventilador. O sexto sente que a  presa dele e diz que um elefante é como uma lança.
Cada um dos cegos está fornecendo uma descrição exata do aspecto do elefante que ele veio a encontrar e experimentar por si mesmo, mas nenhum deles compreende o animal inteiro. Eles só percebem pedaços. Só partilhando as experiências deles e combinando as ideias deles é que eles serão capazes de desenvolver uma certa compreensão de um elefante e começar a apreciar plenamente tão magnífico animal.
Eu amo essa história dos seis cegos, e acho que é especialmente importante comparar as notas e compartilhar nossas percepções e experiências ao tentar entender algo tão complicado e subjetivo como uma obra de arte, especialmente com um artista tão experimental como Michael Jackson, que empurrou tantos limites e desafiou tantas ideias pré-concebidas e crenças aceitas.
Por exemplo, Joie e eu realmente discutimos e debatemos sobre como interpretar a mudança de cor da pele de Michael Jackson. Ela não estava brincando quando falou sobre os nossos debates acalorados. Eu vi isso como uma brilhante decisão artística que influenciou profundamente como brancos americanos, especialmente, experimenta as diferenças raciais.
Joie via como uma dolorosa decisão emocional que ele lutou por anos. Minhas discussões com Joie não alteraram fundamentalmente a minha interpretação, mas elas me influenciaram tremendamente. As ideias dela têm aprofundado e complicado o meu entendimento deste aspecto do trabalho dele e realmente o tornou muito mais poderoso e significativo para mim, ajudando-me a compreender quão difícil esta decisão deve ter sido para ele, e como muito dolorooa deve ter sido ser tão mal entendido.
Joie: Assim, com este blog, Willa e eu esperamos ter algumas conversas realmente em profundidade sobre a arte de Michael Jackson e o impacto cultural dele. Pretendemos que este seja um blog semanal, portanto, voltaremos na próxima semana e vamos recomeçar a conversa.
Willa: Nosso objetivo é ter uma discussão substantiva onde todos poderemos partilhar ideias e até mesmo discordar, às vezes, mas de um modo respeitoso que leva a uma compreensão mais profunda da obra dele. Se você desejar nos contatar com perguntas ou tópicos futuros do, o nosso endereço de e-mail é  dancing.with.the.elephant@gmail.com.
Joie: E você também pode verificar-nos no Facebook e dar-nos a sua opinião própria sobre a nossa discussão. Diga-nos o que você pensa. Queremos ouvir isso!


0 comentários:

Postar um comentário