Menu

sábado, 21 de abril de 2012

Parte 2 - Black or White - Plano de Fundo, Black or White e Orgulho

Black or White: Plano de Fundo - Black or White E Orgulho









Uma amiga e eu estávamos tendo uma conversa sobre Michael Jackson e a vida de trabalho dele, música, letras, e o curta-metragem de Black or White entraram na discussão. Nós dois crescemos na década de sessenta e nosso diálogo cobria a maior parte das questões relevantes e a discussão se prolongou por horas. Eu trouxe a equivalente "Ebony and Ivory" de Stevie Wonder. Ela lembrou-se. Falamos sobre As Panteras Negras, Abbey Hoffman, reverendos Al Sharpton e Jesse Jackson e da infância de Michael durante os turbulentos movimentos pelos direitos civis. Falamos dos motins em Chicago, o Vietnam e o Movimento Paz e os filhos das flores. Lembro-me daqueles dias com uma melancolia que eu não sou capaz de explicar em palavras. É um sentimento. Eu gostaria de poder compartilhar com vocês, não é possível.
Em algum momento o telefone esquentou na minha mão, quando eu percebi que minha amiga tinha acabado de passar por algumas críticas frescas e ainda ressentes para falar sobre a história dentro da obra de Michael Jackson. Sua explosão tinha levantado as feias questões do racismo e culpa branca. E embora ela pudesse falar comigo sobre isso, ela estava muito cansada para abordálas da maneira como eu havia sugerido anteriormente: como escrevê-lo, dando aulas ou um podcast onde nós, negros e brancos, poderíamos discutir questões raciais e como elas afetaram nosso crescimento. Quando eu trouxe isso mais uma vez, sua voz falhou e ficou suave, quando ela disse: "Eu não posso. Eu vivi isso e eu paguei minhas dívidas. Eu não posso pagá-las novamente." Havia tal renúncia completa e absoluta em sua voz, como cansaço mórbido! Eu entendi. Mas parte de mim ficou muito irritado quando as lágrimas em minha garganta picaram silenciosas e tristes.
Minha amiga tem um pedaço rico da história que nunca pode ser compartilhado. Você vê, ela é negra. Afro-americana. Negra. E ela tem sido muitas destas outras coisas que as pessoas dizempara diferenciar um tom da cor da pele, algumas delas grosseiras. Ela não pode dizer-lhe as histórias, porque quando ela traz à tona alguns assuntos, dizem que ela está remoendo um passado que é irrelevante agora, ou que ela tem um motivo secreto por trás de suas palavras. Então você começa a aula de história aqui, aceitem-me e permitam que a garota branca conte...



Eu vivi o mesmo passado e minhas histórias, também, poderiam fazer seu cabelo ficar arrepiado, e há um cansaço agora, quando os dias são revisitados. É difícil descrever, mas é como a fadiga dos doadores. Quando as pessoas dão e dão até que estejam vazias e ainda elas sabem que é preciso mais, mas estão completamente esgotadas e não apenas de dinheiro, mas energia. Já esteve lá.
Algumas crianças nascem com uma sensibilidade e com um senso inato de justiça e de certo e errado. Eu era esse tipo de criança, Michael Jackson era esse tipo de criança e minha filha é uma delas. Elas sabem quando algo está profundamente ofensivo para o ser humano, porque o radar interno sinaliza um alarme. Injustiças podem ser sutis como a "dirigindo enquanto preto" (DWB em vez de DWI) isso significa que vocês são mais propensos a ser parados e multados por um oficial de polícia, especialmente se você estiver dirigindo um carro de luxo ou carros esportivos. Os oficiais que esteretipam, veem uma pessoa negra em um carro que não combinam com eles e imediatamente assumem que eles são criminosos. E é pior quando isso acontece em um bairro de maioria branca e rica. É chamado racial profiling. Não foi tão sutil na época e o "politicamente correto" não existia. O racismo e o sexismo não eram enrustidos, naquela época.



Durante os anos sessenta e setenta, a discriminação racial era tão comum que não havia nenhum nome para ela, porque não foi considerada fora do comum. Isto é, até os negros começaram a apontar isso. Não estava limitado a dirigir - era tão penetrante que era como "estar... enquanto o preto." Cor da pele era notada. As distinções eram feitas até mesmo entre “negros de pele clara” e eles eram mais aceitáveis que seus irmãos mais escuros. Casais inter-raciais foram perseguidos e casamentos mistos foram desaprovados. "To sir with Love", um filme lançado em 1967, com Sidney Poitier, ajudou a amenizar o estigma.
Eu nunca tive que mr preocupar sobre o "ser enquanto preto" ou tentar me tornar inofensiva ou invisível, ou a continuar tentando afundar minha justificãel fúri de célula DNA, como uma bola de praia debaixo da água. Eu não tenho que manter meu radar em estado de alerta ou digitalizar meu ambiente em perpétuo movimento para sentir a vibe de segurança e testar se eu era muito suspeita ou se apenas estar sozinha me colocava em perigo. Posso dizer-lhe histórias de racismo de ambos os lados: preto e branco. E vermelho. Minha parcial herança nativoamericana é a prova de que meus antepassados ​​igualmente foram transformados em não humanos e chamados selvagens, que é tão doloroso como a Nova-palavra. Mas eu posso passar por completamente branca, porque eu pareço anglo*. Meu filho, quando estava mais jovem e bronzeado no verão era chamado de "índio" ou às vezes "chefe".



 Eu confidenciei a ela que eu não amava apenas música, mas dança. Lembro-me que, como o American Bandstand de Dick Clark era excitante, Soul Train era o lugar acontecendo. (Para o público jovem, Bandastand era um tipo de música virtual e clube de dança para as crianças brancas, mas Soul Train era a versão negra de rock.) Assim, a progressão natural para mim – uma viciada em música blues, soul e funk, era encontrar meu caminho para a real versãodo Soul Train, que significa os clubes no lado norte de Milwaukee e no lado sul de Chicago. Muitas vezes eu era a única menina branca no local.
Então eu entendo a fadiga transversal da minha amiga. Vivi isso também, mas não da mesma maneira. É difícil compreender preconceito a menos que você já andou nesses sapatos, ou no meu caso, a menina branca com mocassins. A intolerância mostrada a minha amaiga por uma martenal, arquetipa sabedoria é uma afronta que simplesmente não pode suportar. Precisamos reconhecer e homenagear todos aqueles que vieram antes. Lembre-se do tributo de Michael para Sammy Davis Junior? Foi uma homenagem a pavimentação do caminho que ele fez para que Michael pudesse seguir. E Michael abriu o caminho para que outros possam seguir.
O passado e a parte de Michael Jackson nisso, a contribuição dele para o presente e o impacto sobre o futuro, não deve ser subestimados ou dispensados. Não por mim, e agora não por você. Nem tornar-se á irrelevanteem minha oservação, em razão da ignorância, em que o gritante vácuo de conhecimento esmagou o espírito de minha amiga. A vida de Jackson e como ele a viveu, como ele e sua vida foram moldadas pela época em que ele e nós vivemos, e como essa influência ajudou a moldar o futuro é muito relevante para a compreensão de Michael, o homem. É também uma peça essencial de como estética de Michael informa o trabalho dele.
O contexto histórico da obra e estética de Michael Jackson é tudo. O incidente Rodney King, em Los Angeles, que ganhou as manchetes ao redor do mundo e causou revoltas  ​​e tensões raciais, ocorreu em março de 1991. Black or White de Michael Jackson com seu óbvio comentário silencioso foi lançado em novembro do mesmo ano. É importante lembrar isso.  Rodney King foi um momento seminal na história negra. Afro-americanos vinham reclamando há muito tempo sobre a discriminação racial e a brutalidade policial e isso era sumariamente desprezado e risulurizado. Durante o incidente de Rodney King, um cinegrafista secreto gravou um grupo de policiais brancos severamente batendo em um homem negro, que não ofereceu nenhuma resistência, levando-o para o hospital. Esses oficiais, quando julgados em um tribunal em Los Angeles, foram absolvidos, provocando as revoltas em Los Angeles.
Os fãs mais jovens ou os recém-chegados ao partido MJ pode apreciar o trabalho de Michael Jackson, quando a coragem dele, ousadia e a profundidade do amor dele pela humanidade é completamente compreendida. Foi a discrição dele que o salvou muito, porque o racismo exposto era politicamente incorreto, foi a ousadia dele e os gritos silenciosos que fizeram dele um alvo para aqueles que despertaram para o que ele estava fazendo.



Para colocar um pouco de perspectiva sobre os tempos: A guerra do Vietnan estava em andamento e Kent State estava fresco na memória coletiva. Em Kent State, estudantes universitários em protesto, tinham sido baleados e mortos pela Guarda Nacional, um incidente que opôs uma geração de jovens idealistas contra seu próprio governo. John Lennon estava na lista de “observação” do FBI, por ser um pacifista e “encrenqueiro”. Houve uma tentativa de deportá-lo e baní-lo dos Estados Unidos. Michael estava em listas que nunca puemos ouvir falar e nunca conhecems.
Michael Jackson foi um ativista dos direitos civis. Um combatente da liberdade. Michael, o Jackson Five e a família Jackson cresceram em tempos conturbados e racialmente carregados. Preconceito era proeminente e permanente e o negro (significa a raça coletiva) era um cidadão de segunda classe. Grande parte do sul ainda era segregada, quando Michael nasceu. Negros tiveram que criar as próprias escolas, bairros, locais públicos, e até mesmo salas de repouso. As portas de banheiros convidavam os "de cor" para instalações separadas e, frequentemente, de padrão inferior. Artistas negros como Sammy Davis Junior, Little Richard, Louis Armstrong e outros foram tolerados e um pouco mais aceitáveis por causa de seu talento, mas muitas vezes tinham que vir através das cozinhas e garagens de bons hotéis e locais públicos, porque a porta da frente estava fora dos limites dos “de cor".
Você pode lembrar-se de ter ouvido que a MTV se recusou a transmitir videos musicais de Michael Jackson, simplesmente porque ele era afro-americano. Michael, sozinho, rompeu essa barreira e eu me pergunto se isso estava por trás da pergunta que ele fez, quando ele ganhou seu segundo Grammy: "Vocês podem me ouvir agora?" Isso pode ter sido feito para os negros na platéia tanto quanto para a indústria da música em si. E o trabalho de Michael foi ousado. Depois de "Thriller", Michael fez "Bad" para ser relevante e dar aos afro-americanos a mensagem de que eles podem e devem ir para a faculdade e que sendo durão em formação, era relevante para eles também. E em Black or White, Michael não apenas aborda o preconceito na América, mas em todo o mundo.



Black or White é um vídeo que está repleto de imagens simbólicas e mensagens escondidas. O vídeo Ghosts tem uma referência surpreendente para a Klan**, com suas tochas em chamas e multidões em marcha, mas é mais sutil. Black or White levou-a à vista e em uma Technicolor viva. Foi Michael Jackson comseu rosto que ilustra desafio contra o a realidade de ser negro na América – auquele que foi alvo de violência nas mãos de quem queria que você "conheça o seu lugar" na hierarquia social. Como um negro você compreendeu que você era considerado um fundo alimentador. Qualquer coisa e qualquer um que elevou a raça, provavelmente se tornou um alvo. Servia ao ego, ao preconceito e a economia, que os negros permanecem cidadãos de segunda classe. A supremacia branca não era apenas uma ideia, era uma realidade. A estética e trabalho de Michael Jackson ajudaram a mudar as mentes e os corações de uma geração, mas não sem conflito. Ele era ao mesmo tempo amado e odiado, ele recebeu tanto elogios afetuosos quanto ameaças de morte. E Michael absolutamente entendia que, a fim de insentivar o seu púlpito para a mudança social, ele precisava ficar em destaque e ser controverso para manter sua relevância. Sua coragem na música como uma mensagem é incomparável.
Os tempos em que Michael cresceu estavam maduros para a entrada dela na cena da juventude. Era hora de mudança. A partir dos anos 1940 até os protestos da década de 1960, entretenimento tinha apresentado personagens como: Little Black Sambo, Bosko e Inki, que solidificaram os estereótipos de negros nas mentes dos espectadores. Hollywood prescreveu e perpetuou o estereótipo dos negros como sendo não humanos, apresentando artistas afro-americanos na caricatura dos desenhos animados. Pessoas como Cab Calloway, "Fats" Waller, Louis Armstrong, Ethel Waters, Bill "Bo Jangles" Robinson serviram como arquétipos para uma série de animais (sim, animais) e pessoas em longas de animação. Esta representação tedenciosa dos negros serviu para reforçar a natureza animal e primitiva (por causa da afinidade natural para a dança e ritmos) dos negros. Eles eram considerados tribais e inferiores.
Até a década de 1960, os negros eram submetidos ao ridículo e estereótipos era a norma cultural. O Partido Pantera Negra foi um movimento político revolucionário que começou em 1966 e durou até 1975. Expandiu-se para uma revolução social e cultural com os símbolos contemporâneos, como o punho fechado. O penteado "afro” se tornou um símbolo de orgulho da iniciativa afro-americana iniciada pelos Panteras Negras e pontuada por James Brown em "Eu sou preto e tenho orgulho", lançado em 1968. Michael declarou publicamente sua fidelidade a James Brown, como o artista que mais o influenciou.
Kid Power’s theme and premise was that multiracial and multicultural kids who worked together collectively had the power to change the world socially and politically. The idea of Kid Power reflected concepts of participatory democracy and bottom-up social movements of the 1960s and 1970s that emphasized ideals like: Black Power, Brown Power, Red Power, Woman Power, and Power to the People. The series’ theme song “Kid Power… Red, Yellow, Black, and White…White, Yellow, Black, and Red… in other words, “It’s up to Kid Power …”
Em uma progressão de programas de televisão, o estereótipo arraigado foi difundido ao longo do tempo. Programas infantir de vanguarda, com o squais Michael cresceu, incluíam Josie e as Gatinhas, o Harlem Globetrotters e a série Powr Kid, que contava com um grupo cultural diversificada de onze crianças. O tema de Powe Kid era que as crianças multirraciais e multiculturais que trabalhavam juntas coletivamente tinham o poder de mudar o mundo, social e politicamente. A ideia do Poer Kid reflete conceitos de democracia participativa e pioneiros movimentos sociais dos anos 1960 e 1970, que enfatizavam ideais como: Black Power, Brown Brown, Red Power, Women Power e Power to the People. A canção tema da série “Power Kid... vermelho, amarelo, preto e branco... branco, amarelo, preto e vermelho... em outras palavras, este é o Power Kid.”



Michael viu e cresceu com o programa Power Kid e a mensagem cultural. Michael realmente acreditava que o poder de mudar o mundo encontra-se em silêncio e inexplorado dentro de crianças. A mensagem e infuència Power Kid explicam a fidelidade dele, carinho e atenção às crianças. Ele acreditava na juventude. E foi em um momento único que Michael Jackson teceu sua mágica na tapeçaria social de sua vida e nossa história. Quem foi Michael, e como ele contribuiu para os direitos civis no tecido social e cultural era relevante, portnato, e merece ser comemorado hoje. Enquanto o Dr. King disse em palavras e ações, Michael Jackson disse na música, letras e imagens dos filmes. Michael Jackson, como Martin Luther King antes dele, era um combatente da liberdade, prolífico e expressivo.


(C) B. Kaufmann 2010





*Anglo saxônica

0 comentários:

Postar um comentário